terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Governo e Energia Sustentável entregam veículos para Segurança e Saúde

O governador Confúcio Moura participou na manhã desta terça-feira (31), da solenidade de entrega de 89 veículos, adquiridos através do convênio das compensações sócioambientais da obra da usina de Jirau, pelo consórcio Energia Sustentável. O evento foi realizado no pátio do Palácio Rio Madeira.
Os veículos foram repassados para as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e fazem parte da compensação ambiental da usina hidrelétrica Jirau, onde o governo de Rondônia e a Energia Sustentável do Brasil, responsável pela construção e operação da usina, assinaram convênio no valor de R$ 2 bilhões.
“Com esta entrega, 98% das nossas obrigações ou estão concluídas ou contratadas para a execução de obras, serviços ou compra de equipamentos. Nós estimamos que em junho, quando pretendemos dar início a operação da usina, os 98% estejam concluídas. Os outros 2%, deixamos se aparecer alguma necessidade de última hora”, explicou José Lúcio, diretor institucional da Energia Sustentável.
De acordo com o governador Confúcio Moura, a iniciativa é de grande importância, pois os veículos serão levados para quem mais precisa, “A área preventiva, a atenção básica dá saúde, são direitos a todos os cidadãos. Esses veículos ficarão próximo a Jirau, mas precisamos adquirir mais para todo o Estado. Estamos trabalhando firme para dar uma saúde de qualidade aos rondonienses, às pessoas que aqui, buscam assistência. No próximo mês vamos inaugurar duas Unidades de Pronto Atendimento, estamos ampliando o Hospital de Base, hospital infantil, além de olhar para o interior”, destacou Confúcio.
A Sesau recebeu 70 motocicletas e 14 veículos que serão utilizados no Pronto Atendimento de Combate e Prevenção a Malária. “Vamos colocar esses veículos a disposição da Agencia de Vigilância Sanitária, para auxiliar na atuação direta nas áreas que próximas a usina, dando suporte aos agentes que trabalhando para combater e prevenir doença”, afirmou o secretário da Sesau, Ricardo Rodrigues.
A Sesdec recebeu cinco caminhonetes que atuarão no distrito de Jacy-Paraná e Nova Mutum, garantindo a segurança da população, levando atendimento e assistência. “Agradecemos o empenho e apoio dado à segurança de Jacy-Paraná e Nova Mutum. Ainda temos muito o que fazer pelo Estado “, declarou o secretário adjuntos da Sesdec Antônio Carlos Reis.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PARCERIA SESDEC e SEDUC!

Seduc e Sesdec iniciam parceria para criação da Patrulha Escolar

As escolas estaduais de Porto Velho estão prestes a contar com importante reforço na segurança dos alunos. Em breve, o governo do Estado reativará a Patrulha Escolar na capital.

Seduc e Sesdec iniciam parceria para criação da Patrulha Escolar
Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Marcelo Bessa
recebe Secretário de Educação (Seduc) Júlio Olivar

Seduc e Sesdec iniciam parceria para criação da Patrulha Escolar
Com essa finalidade, na tarde de quarta-feira (25) ocorreu a primeira reunião entre os secretários Júlio Olivar (da Educação) e Marcelo Bessa (da Segurança, Defesa e Cidadania), da qual participaram técnicos da Seduc e Sesdec.
Entre as ações inter-secretarias para a criação da Patrulha Escolar destacam-se a aquisição de veículos e a convocação de policiais militares da reserva para atender à demanda de pessoal. Os policiais passarão por treinamento especial e serão capacitados para o trabalho no ambiente estudantil.
O objetivo é a prevenção contra a criminalidade nas escolas e seus arredores, visando à redução da violência, a partir da aproximação entre policial e comunidade escolar.
De acordo com o secretário Júlio Olivar, a medida será anunciada em coletiva ainda a ser agendada, após a conclusão de todos os estudos necessários para a assinatura do termo de cooperação técnica entre as duas pastas.

Seduc e Sesdec iniciam parceria para criação da Patrulha Escolar

SESDEC/SEDUC
  
As escolas estaduais de Porto Velho estão prestes a contar com importante reforço na segurança dos alunos. Em breve, o governo do Estado reativará a Patrulha Escolar na capital.

Com essa finalidade, na tarde de quarta-feira (25) ocorreu a primeira reunião entre os secretários Júlio Olivar (da Educação) e Marcelo Bessa (da Segurança, Defesa e Cidadania), da qual participaram técnicos da Seduc e Sesdec.

Entre as ações inter-secretarias para a criação da Patrulha Escolar destacam-se a aquisição de veículos e a convocação de policiais militares da reserva para atender à demanda de pessoal. Os policiais passarão por treinamento especial e serão capacitados para o trabalho no ambiente estudantil. “Utilizaremos os policiais da reserva remunerada, cujas despesas serão menores, além de não ser preciso retirar policiais do serviço operacional”, destacou Bessa.

O objetivo é a prevenção contra a criminalidade nas escolas e seus arredores, visando à redução da violência, a partir da aproximação entre policial e comunidade escolar.

De acordo com o secretário Júlio Olivar, a medida será anunciada em coletiva ainda a ser agendada, após a conclusão de todos os estudos necessários para a assinatura do termo de cooperação técnica entre as duas pastas.

PM - Notícias e ações da Gloriosa Corporação

Polícia Militar fecha boca de fumo no Setor Colonial e apreende menor que vendia a droga


Por volta das 6h05 do último  domingo (22), a guarnição da Base de Policiamento Comunitário 4 do 7º BPM – Batalhão de Policia Militar em Ariquemes-RO, composta pelos Soldados PM Ronaldo e Pontes, realizava patrulhamento de rotina pelo Setor Colonial na cidade, quando avistaram um menor de 17 anos em atitude suspeita. Ao realizar abordagem e revista pessoal foi localizado em um dos bolsos de sua bermuda um invólucro contendo cocaína. Ao ser perguntado sobre a droga informou não ter conhecimento da mesma, porém achava que um amigo, que se encontrava com ele, havia colocado em seu bolso sem que ele percebesse.
O menor informou ainda que o tal amigo lhe havia convencido a ir buscar uma encomenda em uma residência localizada na Rua Basílio da Gama, Setor Colonial, em Ariquemes, porém em seguida ambos tomaram sentidos opostos.

Coca na cueca
Em seguida, com apoio da guarnição da Base de Policiamento Comunitário 03, os policiais se deslocaram até a residência informada pelo menor, realizaram o cerco do local e pediram que abrissem a porta, momento em que outro menor de 17 anos, tentou pular a janela, sendo detido pelos policiais militares que cercavam a residência, sendo encontrado dentro de sua cueca uma sacola plástica contendo 14 invólucros contendo cocaína.
Ao fazer buscas no interior da residência foram localizados mais dois invólucros contendo cocaína, um invólucro com aproximadamente 50 gramas da mesma substância, R$ 141,50 em espécie, vários objetos de procedência duvidosa e alguns recortes plásticos semelhantes aos utilizados para embalar a droga. Todo material foi apreendido e apresentado na Delegacia.
O menor encontrado na casa confirmou que a droga era embalada na própria residência por ele e seu cunhado, que reside no local, porém não se estava no momento.

Com quanto
Já na Delegacia de Policia Civil de Ariquemes, a mãe do menor apreendido na residência ligou para seu genro informando que seu filho havia sido preso pela PM, porém sem que informasse o motivo da prisão, o mesmo já foi perguntando com que quantidade de droga o menor havia sido apreendido e quando sua sogra pediu que ele fosse à delegacia a fim de prestar apoio a seu filho que estava detido, o mesmo desligou o telefone.
Diante do ocorrido os menores foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada, para as providências legais.

Elogios
Os policiais militares que atenderam esta ocorrência serão elogiados pelo Comando do 7º BPM, pela iniciativa que demonstraram ao realizarem sua missão, mesmo faltando menos de uma hora para o término do turno de 12horas de serviço, que se encerraria às 7horas e em pleno domingo, estavam atentos ao serviço e realizando patrulhamento e abordagens, o que culminou com o êxito desta ocorrência, fato que exemplifica a dedicação destes profissionais da Polícia Militar de Rondônia.

**

Ji-Paraná
Operação Comando de Abordagem revista bares e encontra Cocaína e Crack


A Polícia Militar, através da CIAPO - 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo e Policiais Militares do Serviço Reservado do 2º BPM – Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná-RO realizou neste final de semana, um Comando de Abordagem. Também participou da operação, duas guarnições do Corpo de Bombeiros, EMTU e um caminhão Guincho, cedido pelo Detran.
A ação, que teve o objetivo de apreender veículos com restrições administrativas, recapturar foragidos da justiça, encontrar drogas e armas e fortalecer a sensação de segurança, ocorreu em diversos pontos de Ji-Paraná, incluindo os movimentados bares e postos de gasolina, localizados no Centro da cidade.

Quinhentas
As abordagens foram realizadas nas áreas comerciais, residenciais e em pontos considerados críticos, bem como em suas vias de acessos. "Essas operações são mais um exemplo do empenho da Polícia Militar para coibir a prática de crimes na cidade. Estamos cumprindo nosso papel no sentido de proporcionar à população, o sentimento de segurança com respostas rápidas", comentou o comandante da 1ª CIAPO, capitão PM Magalhães.
Nos dois dias foram abordadas mais de 500 pessoas, que tiveram seus nomes checados junto ao "Infoseg". Duas pessoas foram presas com substância de entorpecentes. Vários veículos que estavam transitando irregularmente foram apreendidos e recolhidos ao pátio do Posto Avançado da 3ª Ciretran.

**
Polícia Ambiental
Apreendida meia tonelada de peixe


O Batalhão de Polícia Ambiental durante fiscalização na última segunda-feira,  dia 23 de janeiro apreendeu 533kg de pescado que eram transportados sem comprovação de sua origem, conforme Boletim de Ocorrências 627-2012, registrado na Central de Polícia.  A equipe de fiscalização abordou o veículo tipo S-10 cabine dupla na estrada da Penal próximo a Foz do Rio Jamari, na região de Porto Velho-RO, nele continham 445kg do peixe conhecido como “Pacú”, 78kg de “Sardinha” e 10kg de espécies diversas, o motorista da caminhonete informou que o pescado era proveniente do Rio Madeira, porém a documentação apresentada não comprovava a licitude da origem do pescado. Após apreensão do pescado e da caminhonete o condutor do veículo A. F. B. foi apresentado na Central de Polícia.
O BPA seguindo o que rege o art. 25 da Lei 9605/98, realizou a doação de todo pescado apreendido ainda na noite do dia 23 de janeiro para a instituição filantrópica Casa de Saúde Santa Marcelina.   

**

Guajará Mirim
Homem mostra órgão genital para policiais militares

Guarnições de serviços do 6º Batalhão de Polícia Militar em Guajará-Mirim-RO realizavam abordagens durante à noite de segunda-feira (23) em um bar localizado no bairro Próspero quando um homem recusou-se a ser abordado pelos policiais militares, além de tirar as calças ainda se machucou para tentar acusar os PM’s.
Conforme relatos policiais, as pessoas que se encontravam no bar denominado “Faculdade da Pinga”, foram solicitadas a colaborarem com as guarnições da PM para que pudessem proceder abordagem. Abrão F. D. S., de 45 anos, encontrava-se no bar e recusou-se a ser abordado, um oficial da PM conversou com o ele e assim pediu para que a mulher que estava com o ele intercedesse para que as abordagens fossem realizadas e em seguida liberados. Abrão exaltado usou de palavrões contra os policiais, afirmou que não havia policial ali para abordá-lo, insistindo em não ser abordado o homem tirou as calças e mostrou seu órgão genital a todos que ali estavam, além de afirmar que não estava armado.
Não tendo outra alternativa, o homem foi detido  sob o uso da força moderada e técnicas de imobilização e emprego de algemas, embora Abrão estivesse naquele momento muito alterado. Quando chegou a Delegacia o homem ameaçou denunciar os PM’s ao juiz dizendo que havia debatido suas costas na viatura. ele disse ainda ser parente de um policial, por isso sabia como as coisas funcionavam. Também disse que policial não tem vez na frente de um juiz e alegando inclusive a legitimidade das ações do judiciário. Os policiais mandaram ele tirar a camisa e constataram a afirmação do homem ao encontrarem suas costas com algumas escoriações. Então resolveram relatar na ocorrência a fim de resguardar o trabalho e relatando as ameaças proferidas por Abrão.

**

Ariquemes
Sétimo Batalhão de Polícia Militar apreende 13 aparelhagens de som

O 7º Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes tem realizado diversas operações no sentido de combater a perturbação do sossego e a poluição sonora, causada por som alto, especialmente nas Avenidas Canaã, no Centro, e Cassimiro de Abreu, Setor Colonial, no local vulgarmente conhecido como Xavasca, onde o uso do som automotivo vinha trazendo grande transtorno aos moradores residentes nas proximidades.

Nos primeiros 25 dias do ano de 2012, a Polícia Militar efetuou o recolhimento de 13 aparelhagens de som, e efetuou a detenção dos seus respectivos proprietários, pela prática da contravenção penal de perturbação do sossego alheio, artigo 42 da Lei de Contravenções. Os aparelhos eram ligados principalmente no horário noturno, em locais pertos de hospitais, escolas e residências, muitas vezes estavam tão altos que até acionavam os alarmes de outros veículos, perturbando o sono de muitos trabalhadores.

PM orienta
Além do recolhimento de veículos, as Bases de Policiamento Comunitário, com apoio da Base Móvel, GOE e Força Nacional, efetuaram diversas notificações, orientando quanto ao uso dos equipamentos de som em automóveis, em residências e bares, visando assim reduzir a incidência do delito, bem como propiciar uma noite tranqüila para a comunidade de Ariquemes.
Nos municípios e distrito do Vale do Jamari, cuja responsabilidade de policiamento também é do 7º BPM, foi registrada apenas uma ocorrência de perturbação de sossego no Distrito de Bom Futuro. Tal fato demonstra que a atuação constante das guarnições de serviço, tanto na prevenção, como na orientação à população, tem prevenido o cometimento desta infração na referida região.
Além de toda legislação existente que ampara a atividade policial militar visando a manutenção da tranqüilidade pública, o 7º BPM também cumpri a Recomendação nº 04/2011, expedida pela Promotoria de Justiça de Ariquemes, que orienta a ação policial nas ocorrências de perturbação do sossego e poluição sonora.

Permanente
O Comandante do 7° BPM, Tenente Coronel PM Ênedy, informa ainda que as operações policiais, visando coibir a poluição sonora e a conseqüente perturbação do sossego continuarão no decorrer do ano de 2012, garantindo a tranqüilidade da população, especialmente nos pontos mais críticos da cidade. Assim, solicita que as pessoas atentem que ao ligarem seus aparelhos sonoros não tragam transtornos aos demais moradores da sua vizinhança.

Problemas causados pelo barulho
Atualmente, a emissão irregular de ruídos e sons passou a ser um dos principais problemas dos centros urbanos, em especial os ruídos originados de veículos por seus equipamentos – motor, surdina, buzina, alarme, similares - ou aparelhagem de som, tanto comercialmente, como no lazer.
Vários estudos demonstram que a emissão de ruídos provoca malefícios à saúde humana, causando distúrbios físicos e mentais. Ainda mais: a própria emissão irregular de ruídos, ou sons ocasiona perturbação à segurança viária, ao sossego público e ofende o meio ambiente, afetando o interesse coletivo e difuso de um trânsito seguro e da qualidade de vida.
Dependendo da intensidade, os sons ou ruídos podem causar desatenção e perturbação aos sinais sonoros de trânsito (ordens dos agentes de trânsito; dispositivos de alarme de veículos de emergência e segurança – art. 29, VI; sinais de advertência de outros veículos – art. 41), bem como provocar o estresse, distúrbios físicos, mentais e psicológicos, insônia e os conhecidos problemas auditivos (perda da capacidade auditiva mínima até a surdez), com reflexos diretos nas relações viárias e humanas.
Diversas normas tratam do uso regular e da quantidade de ruídos e sons para a convivência saudável do ambiente, sendo ele emitido no trânsito (art. 1º, § 1º, do Código de Trânsito Brasileiro) ou não, advindo esta proteção desde a Constituição Federal (art. 225 c/c art. 1º, §5º do CTB) até leis Municipais específicas.
Entretanto, mesmo com todos estes malefícios da emissão irregular de ruídos e com vasta legislação para o combate destas condutas, percebe-se um notório aumento de pessoas utilizando seus veículos com instrumentos ou aparelhagem de som desrespeitando os níveis máximos de ruídos e ocasionando, no mínimo, prejuízo à segurança viária e, na maioria das vezes, desconforto, indignação e descrédito no cumprimento da legislação.

Fonte de consulta: 1-http://thaywandersom.blogspot.com/2011/01/ruidos-de-veiculos-e-som-automotivo.html - pesquisado em 24-01-2011.

**

Guajará Mirim
Mulher é agredida em via pública pelo ex-amásio

Ao transitar pelo bairro Liberdade, mulher é agredida pelo seu ex que se não fosse à intervenção de populares ele continuaria a agredi-la. Às 18h50, V. S. C., de 28 anos, transitava em uma bicicleta pela Avenida 1º de Maio quando o seu ex-marido, identificado por Carlos G. D. S., de 38 anos, a abordou. Após derrubar a mulher ao solo, o "valentão" passou a agredi-la com socos e chutes. Populares que passavam pelo local acionaram a Central de Operações da PM fazendo com que o agressor cessasse e fugisse na bicicleta de vítima. Diligências foram realizadas pela guarnição da Polícia Militar do 6° Batalhão, mas o agressor não foi localizado. A vítima apresentava inchaço no rosto e reclamava de fortes dores no braço esquerdo, sendo conduzida pela guarnição até o Hospital.

**

Guajará Mirim II
Ladrões levam mais de dois mil reais de comércio em Guajará Mirim

O comércio situado a Avenida Dr. Lewerger, no bairro Triângulo, foi alvo de ladrões durante a madrugada desta quarta-feira (25). Segundo a funcionária da empresa, Guiomar Gomes Mendes, de 48 anos, ao chegar no  local de trabalho por volta das 08horas deparou com a porta da frente encostada, notando que a porta que dá acesso ao escritório havia sido violada também. Os larápios reviraram o escritório, subtraindo a quantia de R$ 2.040,07 em cédula e mais R$ 24,00 em moedas que estavam no caixa. A perícia realizou os trabalhos no ponto comercial e posteriormente a ocorrência policial foi registrada pela Polícia Militar do 6° BPM e o caso agora está sob investigação do Sevic.

Guajará Mirim III
Ladrões levam condução de trabalhador

Na Avenida Princesa Isabel com Guaporé, no bairro Liberdade, Isvaety Maria Pereira Serra, de 59 anos, disse que estava indo para o seu trabalho quando foi assaltada por dois homens que tomaram sua bicicleta e um aparelho celular na madrugada de quarta-feira (25), alguns minutos depois policiais militares conseguiram recuperar o veículo, prendendo um maior de idade e apreendendo um menor.
Segundo a vítima, por volta das 5hs na via surgiu dois homens em uma bicicleta, com cabeças cobertas com pano anunciaram o roubo. Quando se apossavam da bicicleta um deles jogou a mulher ao chão, sofrendo arranhões na perna direita, tomando rumo ignorado levaram a bicicleta de cor roxa com cestinha, além de bens pessoais da mulher. A Central de Operações foi acionada, o cabo PM Marcelino acionou as guarnições de serviços que realizavam buscas pelas vias públicas da cidade.
Uma hora e meia após o furto, a guarnição composta pelos PM’s J. Alves, Rossel e Trindade avistaram uma bicicleta com as mesmas características da vítima do roubo, estando com dois jovens em frente a uma residência situada na Avenida Estevão Correia, bairro Jardim das Esmeraldas. Na abordagem, Anderson de Araújo Pereira, de 20 anos, estava em cima da bicicleta, ao ser indagado sobre a procedência do veículo o jovem logo confessou o assalto ocorrido minutos antes realizado na companhia de seu comparsa e irmão de criação, um menor de 17 anos. O menor ao avistar os PM’s fugiu, pulando cercas e cruzando quintais, mas foi alcançado.
Anderson confessou que pretendia vender a bicicleta para o proprietário da casa, já que segundo ele o local funciona como uma boca de fumo, mas ele não se encontrava. A cestinha da bicicleta foi retirada, jogada assim como os bens das vítimas nas proximidades do Centro Despertar, segundo eles para enganar a Polícia.
A dupla foi conduzida a Delegacia onde foram autuados e responderão pelo crime. A bicicleta foi restituída a Isvaety.

Guajará Mirim IV
Escondia droga e foi encontrada

Por volta das 22h10min de terça-feira (24), na Avenida XV de Novembro, na praça próximo ao Porto Oficial adolescentes foram abordados por uma guarnição da Polícia Militar e um deles estava com a droga.
Os PM’s na abordagem aos três jovens que estavam sentados no banco da praça, encontraram com o menor de 17 anos um invólucro contendo substância entorpecente, o mesmo foi conduzido a Delegacia de Polícia onde as providências foram tomadas.

**

Roosevelt
Condenado a 51 anos de prisão, envolvido na morte de índio é preso

Na última terça-feira (24) as guarnições da Patrulha Rural, Base Móvel e do Grupamento local, iniciaram uma Operação no Garimpo Bom Futuro, distrito de Ariquemes-RO, onde realizaram várias abordagens, que resultou na prisão do foragido da Justiça Willian de Oliveira Silva, 28 anos, o qual possui duas condenações, sendo uma de 26 anos e outra de 25 anos de reclusão, totalizando uma pena 51 anos.
Willian foi condenado no dia 28/10/2010, a 25 anos de prisão, na cidade de Espigão do Oeste, por ter na companhia de Armindo Conceição da Silva “vulgo Gato Preto” executado a tiros um índio Cinta-Larga.
O indígena tinha apenas 14 anos e foi morto por tocaia, no distrito 14 de Abril em 18 de maio de 2008. Zedequias Pereira de Souza da mesma idade que estava de carona com o indígena, também foi atingido pelos disparos, mas sobreviveu.
Segundo o que foi apurado na época, o crime de homicídio praticado por Willian de Oliveira Silva e Armindo Conceição da Silva - vulgo Gato Preto - foi planejado e  cometido por vingança, fato que ocorreu na tarde do domingo 18 de maio de 2008, quando executaram a tiros o índio menor de 14 anos, Moisés Cinta-Larga.

Foragido
O Willian de Oliveira Silva e Armindo Conceição da Silva na época eram foragidos do presídio Urso Branco, na capital rondoniense. Os dois foram condenados a 26 anos de prisão pelo seqüestro e morte de Martinho de Lemburg - sócio proprietário do Supermercado Trento.
Ele  foi condenado pelo homicídio de Moisés Cinta-Larga a 14 anos de reclusão em regime fechado, pela tentativa de homicídio contra Zedequias Pereira de Souza, a 7 anos em regime fechado e pelo porte ilegal de armas, diga-se de passagem, de calibres exclusivos das Forças Armadas, em 4 anos além de multa de R$ 680,00, totalizando a pena de reclusão de 25 anos.
A época, o crime teve repercussão em toda a mídia nacional, visto que meses antes, índios haviam torturado e executado com requintes de crueldade 29 garimpeiros que faziam a retirada de diamantes da reserva Roosevelt. Segundo o Promotor de Justiça, Willian de Oliveira Silva e Armindo Conceição da Silva, tinham maquinários de extração ilegal de diamantes na reserva e dias antes haviam sido expulsos pelos índios. Por isso o crime foi considerado por motivo fútil.


POLÍCIA CIVIL EM AÇÃO - NOTÍCIAS DO ESTADO

São Miguel do Guaporé
PC juntamente com Vigilância Sanitária fiscaliza Farmácia e Almoxerifado Municipal e encontram medicamentos vencidos

Na quarta-feira (18/01) passada, a polícia civil de São Miguel do Guaporé juntamente com uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal, em atendimento a uma solicitação do Ministério Público daquela urbe, compareceram nas dependências da farmácia e do almoxerifado do município e realizaram uma fiscalização.
Nos dois locais foram encontrados medicamentos com o prazo de validade expirado. Apurou-se que o farmacêutico responsável pela Farmácia estava de férias, por isso o Secretário de Saúde, Miguel Luiz Nunes, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, por estar sendo o responsável pela dita farmácia, apesar de não ser farmacêutico.
Com relação aos medicamentos apreendidos no almoxerifado, foi conduzido à Delegacia o coordenador do local, Euzimar dos Santos Chagas.
Considera-se aqui as disposições do art.18, §6º, inc. I do Código de Defesa do Consumidor, que considera impróprios ao uso e ao consumo produtos cujos prazos de validade estejam vencidos, pela negligência de Miguel e Euzimar, vislumbra-se a prática do delito capitulado no art. 7º, inc. IX, parágrafo único da Lei 8.137/90, pelo fato de estarem sendo entregues medicamentos impróprios ao consumo.
O crime em tese praticado trata-se de crime instantâneo (entregar, de qualquer forma, matéria prima ou mercadoria em condições impróprias ao consumo), por falta de elementos eles não foram autuados em flagrante delito por não estar em situação de flagrância.
O Delegado Hiroshi Yamaguchi, instaurou inquérito policial e encaminhou os medicamentos apreendidos ao SECRIM para exame de constatação.

**

Alvorada do Oeste
PC prende suposto assaltante

Policiais civis da Delegacia de Alvorada do Oeste prenderam Jonas Z. no último final de semana, acusado de tentar roubar moradores do Distrito de Terra Boa.
Uma das vítimas comunicou o fato à polícia civil e imediatamente uma equipe de policiais deslocou-se ao Distrito.
As vítimas relataram aos policiais que um homem estava rondando o Distrito em uma moto preta e usava uma camiseta branca na cabeça. Em dado momento este homem avistou um grupo de moradores e aproximou-se anunciando o assalto, ele fazia uso de arma de fogo e chegou a apontá-la para uma das vítimas.
Esta vítima reagiu e entrou em luta corporal com o suposto assaltante, o qual tentou fugir com a moto, mas caiu da mesma, depois levantou-se e tomou rumo ignorado.
Os policiais passaram a noite toda diligenciando para encontrá-lo, onde inclusive montaram barreira no mencionado Distrito até que obtiveram a informação de que havia um homem hospedado na linha 29, km 02, na casa de sua irmã, o qual teria as características do elemento que praticou o crime.
Então, os policiais deslocaram-se à casa da irmã de Jonas e perguntaram a ela de quem era a moto que estava na frente do imóvel. Ela informou que era de seu marido, mas seu irmão a havia usado no dia anterior.
Enquanto conversavam com a mulher perceberam a presença de um homem deitado no sofá da residência e que ele apresentava várias escoriações pelo corpo. Pediram que ele saísse da residência e perguntaram por que ele estava daquele jeito. Jonas acabou confessando o crime e os policiais civis encontraram uma pistola de brinquedo quebrada.
Foi então, dada voz de prisão a Jonas, o qual fora apresentado ao Delegado Silvio Hiroshi, que o autuou em flagrante delito. Depois ele foi encaminhado ao presídio local e encontra-se à disposição da justiça.

**

PAM (Projeto Aluno Monitor)
Ex-aluna do Projeto é eleita Miss Porto Velho

O Projeto Aluno Monitor através da sua equipe multidisiciplinar continua a realizar pequenos sonhos para os jovens que passaram pelo curso de formação.
Dessa vez foi Karlla Kristina, ex-aluna da primeira turma de 2011, ganhadora da bolsa de estudos da B&Z Agence, parceira do projeto, que mostrou um excelente desempenho durante o curso de modelo.
Karlla foi convidada a participar do grande evento onde misses de diversas categorias são eleitas por um corpo de jurados altamente qualificado. Ela fora eleita Miss Porto Velho no mê passado (dezembro/2011).
A infância de Karlla foi marcada por momentos de tristezas, ela perdeu o pai com cinco anos e a mãe com doze anos, foi criada por sua tia.
A mãe de Karlla tinha um sonho de um dia poder ver a filha desfilando, o Projeto Aluno Monitor acredita que em parte realizou o sonho de Karlla e de sua mãe.
 
**

DEAAI (Delegacia Especializada em Apuração aos Atos Infracionais)
PC apreende menor acusada de causar a morte do próprio filho


Na manhã desta segunda-feira, policiais civis da Delegacia Especializada em Apuração aos Atos Infracionais (DEAAI) apreenderam a menor de 16 anos acusada de causar a morte do filho de 2 meses e 14 dias e fraturas na filha de 1 ano.
A criança de 2 meses e 14 dias, um menino, foi internado no Hospital Cosme e Damião em 23 de setembro de 2011, mas por seu estado grave fora transferido para o Hospital de Base em 27 de setembro. Os médicos perceberam através de exames que a criança estava com fraturas nas duas pernas, na clavícula e com traumatismo craniano. Ele tinha paradas cardíacas a cada 20 minutos, constatou-se, também, que o menino estava com hemorragia cerebral.
Dia 05 de outubro de 2011 a criança veio a óbito no Hospital de Base. O Instituto Médico Legal (IML) constatou que o óbito ocorreu devido ao choque neurogênico em conseqüência de hemorragia subdural causada pelo traumatismo crânio encefálico por ação contundente de sinais compatíveis de ter sido vítima maus tratos.
A menina, que ainda está viva, nasceu de 6 meses com hidrocefalia. Quando ela tinha 5 meses também fora internada e os médicos constataram fraturas na criança.
Desde o dia 15 de dezembro de 2011, a menor, mãe das referidas crianças encontrava-se foragida, pois havia um mandado de busca e apreensão em desfavor dela.
A suspeita, sabedora do mandado, ficava de casa em casa para não ser encontrada, mas na manhã de hoje (23/01/12) ela foi encontrada e apreendida pelos policiais civis desta Especializada.

**

Cacoal
PC intensifica combate ao tráfico de drogas

A Delegacia Regional de Polícia Civil de Cacoal realizou, durante as primeiras semanas de janeiro, várias ações no sentido de coibir a comercialização de substâncias entorpecentes em sua área de abrangência.
Foram deflagradas, desde o início do mês de janeiro, três grandes operações (barreiras policiais) nas cidades de Pimenta Bueno, Espigão D'Oeste e Cacoal, as quais foram planejadas pelo Núcleo de Inteligência daquela Regional e coordenadas pelo Delegado de Polícia Civil Ícaro Alex Soares Bezerra, contando com o apoio, ao todo, de cinqüenta e quatro policiais civis das Delegacias de Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão D’Oeste.
A primeira etapa da operação ocorrera no dia 06 de janeiro de 2012, no Km 09 da Rodovia RO-387, que liga as cidades de Pimenta Bueno a Espigão D’Oeste (RO).
Em 12 de janeiro 2012 a abordagem fora realizada no Km 07 da Rodovia RO-010, que liga as cidades de Pimenta Bueno a Rolim de moura (RO).
Por último, em 13 de janeiro 2012, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, a qual contou com 19 policiais civis e 6 policiais rodoviários federais, no Km 208 da BR 364.
Na operação foram abordados mais de oitenta veículos automotores, foram feitos quatro testes de alcoolemia e lavrados quinze autos de infração de trânsito, resultando na apreensão de duas Carteiras Nacionais de Habilitação e três veículos, duas munições calibre .380 e vinte e uma cápsulas do medicamento Desobesi (espécie de anfetamina, popularmente conhecida como ‘rebite’, muito utilizada por caminhoneiros para suportarem as pesadas cargas horárias a que são submetidos), resultando na prisão em flagrante de três pessoas e no cumprimento de um mandado de prisão".
O delegado de Polícia Ícaro Alex Soares Bezerra destacou a importância da operação, afirmando que "operações como estas atuam como fator inibidor de inúmeros delitos na região, além de aumentarem a sensação de segurança da sociedade, a qual passa a ver com bons olhos as ações da Polícia Civil, aproximando-a da população".
Segundo a Delegada Regional de Cacoal, Anita Erica Wessel, ações desta natureza deverão ser uma constante na área de abrangência da Delegacia Regional de Cacoal.

**

Guajará-Mirim
PC prende homem com um quilo de cocaína

No último domingo (22/01) policiais civis da Delegacia de Guajará-Mirim montaram campana nas proximidades do Porto dos Pescadores, no centro comercial, pois o local tem sido utilizado para transportar, em pequenas embarcações, produtos furtados do Brasil para a Bolívia.
Em determinado momento os policiais notaram a aproximação de uma embarcação com motor rabeta, de onde desembarcou um rapaz carregando nas costas uma mochila.
Quando os policiais tentaram abordá-lo, ele saiu correndo em direção ao rio. Mas os policiais efetuaram alguns disparos para o alto ordenando que o suspeito parasse e deitasse no solo. Ele obedeceu e na abordagem, foi encontrado na mochila, além de objetos pessoais, um quilo de cocaína oxidada.
O suspeito foi identificado como sendo Leonandro Santana de Farias, de 20 anos. Ele disse que havia comprado a droga na Bolívia pelo valor de R$ 3.000,00 e levaria para Porto Velho, onde pretendia vendê-la.
Leonandro recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de polícia, onde foi flagranteado pelo delegado Evanilson Calixto.

**

Guajará-Mirim
PC apreende mais de 7 quilos de cocaína e prende dois supostos traficantes

A Polícia Civil de Guajará-Mirim montou uma operação, na madrugada de domingo (22/01) envolvendo várias equipes, para averiguar a informação de que haveria um carregamento de droga saindo de Guajará-Mirim para Porto Velho.
Os policiais civis montaram campanas na BR 425, na entrada da cidade e no bairro Tamandaré, próximo ao Lage de Pedras.
A informação é que a pessoa de nome Adalberto Avellaneda Mendez, de 31 anos, iria entregar alguns quilos de droga a uma pessoa que viria de Porto Velho.
Por volta das 4 horas um veículo Gol, de cor prata, placa NBW-7219/Porto Velho/RO parou na rodoviária e o motorista do mesmo permaneceu no local até as 7 horas da manhã, o que mereceu atenção especial dos policiais.
O condutor do gol saiu da rodoviária e se dirigiu até o portão da chácara conhecida como Lage de Pedra, bairro Tamandaré, local onde reside Adalberto.
Para não levantarem suspeitas, as equipes policiais se retiraram do local e aguardaram o retorno do veículo na BR-425, saída de Guajará-Mirim. Cerca de 20 minutos depois o veículo foi abordado em bloqueio policial, próximo ao Campus da Unir.
Durante a revista, o condutor foi identificado como sendo Alexandro de Souza Ribeiro, vulgo "Careca", de 32 anos e no interior do carro foram encontrados três pacotes contendo aproximadamente três quilos de substância entorpecente tipo cocaína, sendo dois com a descrição "LG" e um com a letra "M". Além da quantia de R$ 640,75.
Diante dos fatos, Alexandro recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de polícia. No trajeto, ele disse aos policiais que havia recebido a droga das mãos de Adalberto, na esquina do Laje de Pedra.
Os policiais se dirigiram até a residência de Adalberto, e lá apenas se encontrava sua esposa e quatro crianças menores. Mas logo chegou Adalberto em uma motocicleta Honda Biz, placa OHW-0500 e no baú da mesma, os policiais localizaram dois pacotes de cocaína, pesando cerca de dois quilos, com a descrição "PD".
Adalberto recebeu voz de prisão e as buscas prosseguiram no interior da Chácara, onde foram encontrados mais dois pacotes de cocaína, pesando cerca de dois quilos, que estavam escondidos debaixo da pia da cozinha da casa, além de um revólver calibre 38 e duas munições intactas, as quais estavam no quarto do casal. Também foi apreendida com este suspeito a quantia de R$ 2.562,50 e três dólares americanos.
Adalberto confessou que a arma era de sua propriedade e que não possuía documentos da mesma. Quanto à droga, ele disse que entregou três quilos para Alexandro e com ele permaneceu os outros quatro quilos.
Ele disse que havia dois tipos de cocaína: tipo "OX" comprada por R$ 3.300,00 o quilo e tipo peruana adquirida por R$ 4.000,00 o quilo. Afirmou ainda, que apenas exerce o papel de entregar drogas compradas por terceiros de traficantes bolivianos e que ganha comissão pelo serviço.
De acordo com a perícia foram apreendidos 7,135 kg de cocaína. A esposa de Adalberto também foi conduzida à delegacia de polícia, mas após ser ouvida foi liberada.
Adalberto e Alexandro foram flagranteados e conduzidos ao presídio masculino, onde ficarão à disposição da justiça. O flagrante foi presidido pelo delegado Evanilson Calixto.

**

Guajará-Mirim
PC fecha mais uma boca de fumo

O trabalho de combate ao tráfico de droga em Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, tem sido intensificado pela Polícia Civil. E uma das preocupações é combater as bocas de fumos que tem se proliferado na cidade.
Na última terça-feira (24/01), policiais civis da Delegacia de Guajará-Mirim cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela Segunda Vara Criminal, numa residência na avenida Nossa Senhora de Fátima. O dono da casa foi identificado como sendo Paulo C.S.C., vulgo "Zico".
Os policiais encontraram na casa cinco papelotes de substância entorpecente, tipo cocaína, uma porção de bórico, uma porção de folha de coca e a quantia de R$ 108,00. Também foram apreendidos objetos de procedência duvidosa: três aparelhos celulares, uma caixa de som, um par de tênis, um ventilador, um controle de playstation, um microfone, um relógio e um vídeo game.
Zico confessou que vendia droga em sua residência há cerca de dois anos e que cada papelote era comercializado pelo valor de R$ 5,00. Ele informou que na noite anterior estava com trinta papelotes de cocaína e que o dinheiro apreendido era procedente da venda da droga.
Seis menores e quatro jovens, usuários de droga, foram detidos na residência durante a abordagem policial. Eles foram ouvidos pelo Delegado Titular, Dr. Milton Santana e depois foram liberados. Zico foi autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas e conduzido ao presídio local, onde se encontra à disposição da justiça.

**

Denarc
PC prende supostos assaltantes

No último sábado (21/01), policiais civis do Departamento de Narcóticos (Denarc) prenderam Alexsandro S.L., de 22 anos e Henrique Ribeiro de Oliveira, de 18 anos.
Os acusados foram presos em um bar localizado na rua algodoeiro esquina com rua do Cravo. Foi apreendido cerca de 50 gramas de cocaína.
Depois os policiais se deslocaram à residência de Alexsandro, no bairro Gurgel e apreenderam uma motocicleta roubada.
Os dois são suspeitos de terem participado de um roubo ocorrido este mês no bairro pedrinhas, ocasião em que roubaram um veículo Fox e uma moto CB 300, de cor branca.

POLÍCIAS INTEGRADAS MANTÉM ORDEM NO ESTADO

Extorsão
SEDAM, PM e Civil de Cujubim prendem em flagrante ex-servidores da SEDAM





PM realizou a prisão em flagrante na tarde desta quarta-feira de dois supostos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental em flagrante no momento em que tentavam extorquir um madeireiro em Cujubim. Várias denúncias de extorsão já vinham sendo verificadas tanto pelo coordenador SIROCA como pelos órgãos de segurança na região de Cujubim. Ex-servidores comissionados e que recentemente foram exonerados pelo Governador CONFÚCIO MOURA são acusados de montarem um esquema de propina contra Madeireiros de Cujubim e região.
O golpe consistiria em alertar madeireiros para possíveis operações de fiscalização evitando autuações ou amenizar a aplicação de multas e liberando carregamentos de madeiras ilegais ou apreendidos. Na tarde desta quarta-feira o coordenador da SEDAM SIROCA juntamente com agentes da PM e Polícia Civil realizaram a prisão em flagrante de dois ex servidores da SEDAN em pleno ato de extorsão de um madeireiro na cidade de Cujubim. O Engenheiro Agrônomo Neilson da Silva Azevedo que havia sido exonerado do cargo comissionado que ocupava junto à Autarquia em novembro passado e o ex-servidor comissionado Samuel que também foi exonerado recentemente foram presos quando tentavam se apoderar de um cheque no valor de R$. 3.000,00 . Os acusados alegaram não estar fazendo nada de errado.
O valor segundo os investigadores, seria para que se evitasse uma possível ação contra os madeireiros da região que estaria para acontecer, o que foi desmentido pelo coordenador do órgão SIROCA que afirma que todas as ações do órgão são pautadas pela transparência e pela rígida observância das normas legais. Segundo SIROCA a SEDAM tem pautado suas ações por uma convivência pacífica com a população, transportadores e industriais que beneficiam a madeira e que operações de combate à corrupção dentro do órgão tem sido uma orientação direta do Governador Confúcio Moura visando acabar com vários vícios existentes dentro da autarquia.
Os acusados e as vítimas foram encaminhados até a delegacia de polícia civil de Cujubim onde foram ouvidos pelo Delegado de Polícia Civil Dr. Leonardo Magela.

**


Ouro Preto
PC e PM realizam ação conjunta e apreendem armas de fogo

No dia 23 de janeiro uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultaou na apreensão de quatro armas de fogo e munições de diversos calibres, em uma residência localizada em Ouro Preto do Oeste.
Entre as armas que foram apreendidas estavam uma espingarda calibre 22, uma calibre 28 e duas espingardas adaptadas para os calibres 22 e 38. Além destas armas havia no local um silenciador de fabricação caseira, um espada estilo samurai, munições de vários calibres, sendo 67 munições do calibre 38 intactas.

**