quarta-feira, 30 de novembro de 2011

É AMANHÃ!!! - "2º Seminário de Perícia Oficial de Rondônia"

DPTC (Departamento de Polícia Técnica e Científica)

"2º Seminário de Perícia Oficial de Rondônia"

O Departamento de Polícia Técnica e Científica de Rondônia convida os servidores da instituição para participarem do "2º Seminário de Perícia Oficial de Rondônia", que acontece no Auditório da OAB/RO, dias 01, 02 e 03 de dezembro.
PROGRAMAÇÃO
DIA 01/12 – Quinta-feira
Manhã
09:30h – Solenidade de abertura
10:30h – Palestra: A revelação das impressões digitais e o local de crime
Palestrante: Dr. Adriano Roberto da Luz Figini (RS)
Tarde
13:30h – Palestra: Cadeia de Custódia da Prova Pericial na Gestão da Organização da Perícia Oficial
Palestrante: Dr. Girlei Veloso Marinho (RO)
15h – Coffe-break
15:30h – Palestra: Importância da Prova Pericial na Persercussão Penal
17h - Palestra: Aplicação de Pó Revelador Forense na Determinação Dinâmica do Evento em Exames de Local de Morte Violenta
Palestrante: Dr. Adalgisa Patrícia Miranda Fortes (RO)
DIA 02/12 - Sexta-feira

Manhã
08h – Palestra: Antropologia Fosense e Identificação Odonto Legal
Palestrante: Dr. Ricardo Ramos (RO)
Palestrante: Dra. Patrícia Freitas (RO)
09h – Palestra: Cálculo da Velocidade dos Veículos em Colisões
Palestrante: Dr. Osvaldo Negrini Neto (SP)
10h30 - Coffe-Break
11h – Palestra: Preservação do Local do Crime
Palestrante: Dr. Alberi Espíndula (AL)
Tarde

13h30 - Palestra: Perícias em Local de Furto de Energia
Palestrante: Dr. Carlos Ferraciolli (MT)
15h - Coffe-Break
15h30 - Palestra: Exames Toxicológicos para Fins Forenses
Palestrante: Dra. Daniela Mendes L. de Paula (ES)
16h30 - Palestra: Criminalística e Lei 11.690/2008
Palestrante: Dr. Osvaldo Negrini Neto (SP)
17h30 - Palestra: Quesitação em Exames de Lesões Corporais
Palestrante: Dr. Antônio Alves Madruga (RO)
DIA 03/12 - Sábado

Manhã

09h – Palestra: Perícias em Local de Incêndio: Princípios Fundamentais de Análise (foco e causa) com Ênfase em Locais com Vítimas
Palestrante: Dr. Rodrigo Herbet Harstein (RS)
10:00h – Coffe-Break
10h30 - Palestra: Identificação Humana Criminal pelo DNA: Estado da Arte no Brasil
Palestrante: Dr. Hermeson Bertassoni Alves (PR)
11:30h – Palestra:Crimes Contra a Vida
Palestrante: Dr. Cássio Thyone Almeida de Rosa (DF)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

GIRO POLICIAL - 29/11 (PARTE 2)

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) enaltece o trabalho dos Servidores Públicos da Segurança. Com isso vamos para o giro policial de ocorrências registradas com matérias feitas pelos colaboradores em todo o Estado.



GUAJARÁ MIRIM
PC prende suposto homicida que matou um homem e o enterrou no fundo de um quintal

Dia 30 de Outubro, familiares de Rosiel Pereira Rodrigues registraram uma ocorrência de desaparecimento do mesmo. Então os policiais civis da Delegacia de Guajará-Mirim passaram a investigar o caso e descobriram que Rosiel havia sido visto pela última vez numa residência, localizada na Avenida dos Estados, bairro Tamandaré, onde reside Marciel S.O.
No dia 23 de Novembro a equipe de policiais, com autorização de familiares, adentrou no quarto de Marciel e constataram que havia no local, manchas de sangue, mas ele alegou ser sangue de uma ‘mucura’ que havia matado dias atrás. Ele levantou mais desconfiança dos policiais quando espontaneamente, sem ser interrogado disse: “Eu não matei ninguém; faz tempo que eu não vejo o Rosiel”.
Na última quinta-feira (24/11), a perícia técnica compareceu no local e constatou que as manchas de sangue no quarto de Marciel se tratavam de sangue humano. Os policiais conseguiram prender o acusado numa residência na Avenida Benjamin Constant, no Boca Negra. Ele foi conduzido à delegacia de polícia, onde confessou que havia cometido homicídio contra Rosiel Pereira Rodrigues.

Versões do crime
Durante o interrogatório na delegacia de polícia, Marciel confessou, que na noite do dia 30 de Outubro, fez uso de substância entorpecente na Praça Jorge Teixeira, juntamente com alguns amigos. Na madruga do dia 1º de Novembro foi para casa de bicicleta e ao chegar deparou-se com Rosiel no interior da casa, de posse um aparelho micro-system, visivelmente embriagado.
Assustado com a presença de Rosiel, o homicida se apossou de uma mão de pilão e desferiu-lhe um golpe fatal na cabeça. De acordo com a primeira versão do criminoso, na madrugada do dia 1º de Novembro, o acusado decidiu jogar o corpo no Rio Mamoré, utilizando para isso um carrinho de mão. Ele disse que havia levado o corpo até a Praia do Acácio e atirado o mesmo no rio.
A confissão de Marciel não convenceu os policiais, que sexta-feira (25/11), continuaram com as investigações. Uma testemunha anônima relatou que Marciel, um dia antes do crime, teria dito que iria matar alguém e enterrar no fundo do quintal.
Os policiais foram até a residência dele, no bairro Tamandaré, e no quintal, sob um monte de lixo, localizaram o corpo da vítima que estava enterrado a cerca de 20 cm de profundidade, já em avançado estado de decomposição.
Após a realização dos trabalhos periciais no local, o corpo foi retirado pelos bombeiros e encaminhado ao cemitério Santa Cruz, onde foi realizado o exame de necropsia. Em seguida, a família realizou o sepultamento. O delegado, Milton Santana, solicitou a prisão preventiva de Marciel.

**

GUAJARÁ MIRIM
PC prende dois suspeitos de arrombarem residência para furtar objetos

Na tarde da última quinta-feira (24/11) a Sra. Nanci S.M., moradora do bairro Caetano, saiu de casa para buscar sua sobrinha na escola. Quando retornou percebeu que a porta da frente de sua residência estava arrombada.
Ela observou que pessoas ignoradas subtraíram um notebook de cor preta, marca Semp Toshiba, uma câmera digital, marca Sony, de cor preta, uma caixa de jóias contendo um anel de ouro de formatura, uma aliança de ouro, um anel de ouro com detalhes branco, dois pares de argola de ouro, um relógio de pulso banhado a ouro, além de bijuterias, um aparelho celular, um moldem e uma bolsinha de couro, de cor marrom.
Uma guarnição da PM compareceu no local e após tomar conhecimento dos fatos, registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia, constando que a pessoa conhecida por "Tati" teria sido vista nas proximidades da residência.
Diante das informações, os policiais civis começaram a investigar o caso e prenderam as pessoas de Tatiana R.V., vulgo "Tati", de 28 anos, e Antônio S.N., de 39 anos. Eles confessaram a autoria do furto e em menos de meia hora, a maior parte dos objetos que haviam sido furtados foram recuperados pela polícia.
A dupla foi flagranteada pelo delegado de plantão e foi encaminhada ao presídio onde permanecerão à disposição da justiça.

**

GUAJARÁ MIRIM
Polícia Civil ajuda a esclarecer verdade sobre estudante acusada de posar nua na internet

Os fatos que serão narrados agora são verídicos e têm causado sérios transtornos psicológicos e morais para a uma garota de 16 anos. Alguém, numa brincadeira de mau gosto ou até mesmo por pura intenção de praticar o mal, teve acesso a fotografias de uma mulher nua, fazendo poses sensuais. Ocorre que as referidas fotos foram enviadas por e-mails e postadas na internet, através das redes sociais e várias pessoas tiveram acesso.
O ato se tornou criminoso e difamatório quando o autor do envio das fotos afirma que a mulher da fotografia se trata da jovem estudante. Na realidade a moça da foto não a estudante e sim uma sócia da mesma. As duas são muito semelhantes. Inclusive, quando os pais e a vítima viram as fotografias, imaginaram que havia sido feito uma montagem, na qual alguém teria utilizado o rosto da jovem, através de recursos da informática, e colocado no corpo de outra mulher.

Preocupados com o que estava acontecendo, os pais registraram uma ocorrência policial e o caso passou a ser investigado pela polícia civil de Guajará-Mirim.
Os policiais descobriram que a mulher que aparece nas fotos trata-se da modelo conhecida por "Susha", que teria sido fotografada no ano de 2004 para capa de algumas revistas masculinas. Nessa época, a menor ainda era uma criança de apenas 9 anos de idade.
A perícia criminal da Polícia Civil realizou um exame de degravação das fotos e constatou que não havia sido realizada nenhuma montagem, mas a mulher que aparece nas fotos não é a vítima. Na realidade é uma modelo conhecida por "Susha" como dito anteriormente.
A polícia civil continua com as investigações e já tem pistas dos infratores que teriam realizado a "brincadeira" de mau gosto. A vítima já acionou a justiça por causa deste fato.

**
DEAM
Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher participa de palestra na empresa Eletrobrás

Em adesão à Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência, a DEAM de Porto Velho participou de palestra, na empresa Eletrobrás, com o tema "Lei Maria da Penha". É o segundo ano consecutivo que a empresa convida a Delegacia para participar do evento. O evento ocorreu dia 25 de novembro, no auditório da Empresa, na avenida Imigrantes.
Participaram da palestra funcionários e menores aprendizes, que fizeram muitas perguntas e participaram ativamente com interesse no tema. Cerca de 40 pessoas participaram deste evento.
Na foto temos a presença da Delegada Titular da DEAM, Dra. Edna Mara e estagiários, a Gerente do Setor de Sustentabilidade, sra. Rita Mendes e a psicóloga da Empresa, Dra. Janaína.
Dando continuidade à programação da referida "Campanha pelo fim da violência", dia 2 de dezembro (próxima sexta-feira), às 8h30min será feita a mesma palestra aos funcionários e prestadores de serviço da Eletrobrás do escritório localizado na avenida sete de setembro. Neste dia a DEAM realizará um Pit Stop na avenida Carlos Gomes esquina com rua José de Alencar para distribuir catilhas e folders da Lei Maria da Penha.

GIRO POLICIAL - 29/11 (PARTE 1)

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) enaltece o trabalho dos Servidores Públicos da Segurança. Com isso vamos para o giro policial de ocorrências registradas com matérias feitas pelos colaboradores em todo o Estado.

**

SANTANA DO GUAPORÉ
PM apreende submetralhadora calibre 9 mm

Após denúncia anônima, a Polícia Militar da cidade de Santana do Guaporé apreendeu uma submetralhadora cal. 9 mm de fabricação argentina, a qual é de uso restrito das forças armadas.  A arma estava escondida em meio a um monte de madeiras, nos fundos de uma igreja.
Junto com a arma, também foi encontrado 01 carregador com 18 munições e mais 50 munições armazenadas em uma caixa, todas intactas.  Os policiais fizeram uma varredura nas proximidades no intuito de encontrar pistas ou outros objetos, mas sem êxito. A Policia Militar está trabalhando para identificar o proprietário da arma.

**
VILHENA
Polícia Civil apreende menor com cocaína

A Polícia Civil em Vilhena apreendeu na última sexta-feira, aproximadamente 4,6 quilos de substância entorpecente, sendo cocaína e maconha. Um menor estava trazendo quatro quilos da droga que foi adquirida em Ji-Paraná e tinha como destino a cidade Do Cone Sul. O menor vinha em um ônibus de linha interestadual e, ao descer na Estação Rodoviária saiu rapidamente do veículo portando uma mochila; os agentes efetuaram a abordagem e encontraram a droga que estava na referida bolsa. Nesta cidade a droga seria entregue a Keila Maria Pereira. Ela foi presa em flagrante delito quando foi até a casa do menor para receber a encomenda. Na casa de Keila também foi encontrado um pouco mais de meio quilo de drogas, sendo maconha e pasta base, uma balança de precisão, R$734,00 e dois aparelhos de telefone celular.
Keila foi presa por tráfico de droga, bem como outras pessoas são investigadas por suspeitas de pertencer a uma quadrilha que abastece a cidade de Vilhena, utilizando-se de menores para prática de ilícitos.

**
JI-PARANÁ
Homem tenta matar a facadas atual marido da ex-esposa

Um homem enciumado, identificado como Rafael Alves de Souza Machado, residente no Paraguai, mas está passando férias na casa de parentes na cidade de Nova Brasilândia, tentou matar a facadas, o atual marido de sua ex-esposa. A tentativa de homicídio ocorreu no final da tarde do último dia 27, na Rua B, bairro BNH.
Segundo testemunhas, no último sábado (26), Rafael chegou a residência e ameaçou todos de morte, depois fugiu do local. Então, hoje (27), retornou ao endereço e após uma rápida discussão, acabou esfaqueando Evandro Araujo Santo, que é atual marido da sua ex-esposa. Depois, fugiu do local a pé, tomando rumo ignorado.
Rapidamente o Corpo de Bombeiros socorreu a vítima e a conduziu até ao HM, onde foi levado às pressas para a Sala de Cirurgia devido a um corte profundo que levou na barriga.
A guarnição da PM composta pelo CB PM Gessi e SD PM Adriano, realizaram vários patrulhamentos pelas imediações, mas não localizaram o suspeito.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nota de falecimento: Polícia Civil e Sesdec

Dimas Fernandes da Silva e Rose Fernandes
A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Direção Geral de Polícia Civil comunica com grande pesar o falecimento do Policial Civil Dimas Fernandes da Silva, o qual estava lotado no Instituto de Criminalística (IC) e de sua esposa Rose Fernandes.


Dimas foi vítima de acidente de trânsito, ocorrido sábado (26/11), na BR 364, próximo do município de Ariquemes. Ele estava acompanhado de sua esposa Rose que também faleceu.

Seu velório está ocorrendo na Igreja Batista Missionária, na rua Buenos Aires, nº 2390, bairro Embratel. O sepultamento será hoje (28/11), às 15 horas.

A DGPC e a SESDEC presta condolências aos familiares e amigos enlutados, em especial à Policial Civil Rubilene Alviz de Miranda, irmã da esposa do policial Dimas.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SESDEC / ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DE MILITARES DE RO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), comunica que aos 21 (vinte e um) dias do mês de novembro de 2011, reuniram-se as associações representativas dos militares e autoridades governamentais que compõem o Núcleo de Relações Sindicais, para definirem a proposta de realinhamento dos militares do Estado, no entanto, devido a necessidade de efetivação de estudos complementares sobre os impactos financeiros e comprometimento do Estado foi concedido o prazo de uma semana para que o Governo apresentasse a resposta definitiva da proposta discutida. Ficou deliberado que a próxima reunião ocorrerá no dia 29 de novembro de 2011, às 17hs na Coordenadoria da Receita Estadual.
Durante a reunião, foi registrado que o Presidente, juntamente com a Vice-Presidente, da ASSFAPOM se retirou da reunião manifestando sua discordância em concessão de maior prazo solicitado pelo Exmo. Senhor Governador, ficando deliberado pelas associações participantes que tal associação não mais fará parte da mesa de negociação com o Núcleo de Relações Sindicais.

Participaram da reunião representantes do Núcleo de Relações Sindicais, composto por: Secretário da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), Benedito Antônio Alves; Adjunto da Sefin Wagner Luiz de Souza; Técnico da Procuradoria Geral do Estado, Abrailson Lopes da Cruz; e
Procurador do Estado, Nilton Djalma dos Santos. Representando a classe de militares, estiveram:  Márcia Aparecida da Costa e Silva Presidente da ASSESFAM PM / BM; Neide Choma - Presidente da ASSESPOMJI (JI-PARANÁ); Nilma Gomes - Vice-Presidente ASSESPOMJI (JI-PARANÁ); Maria do Rosário S. Rodrigues - Membro da ASSESFAM PM / BM; Alaíde Izabel Souza – Representante das mulheres de PM/ Cacoal; Eva Freitas dos Anjos Pereira - Representante das mulheres de PM / Vilhena; Giovana Maria Nolete Barros - Fórum das Esposas e Familiares dos Bombeiros; Edson Penha Ribeiro Filho - Diretor-Social da ASPRA; Sílvio Luiz Rodrigues Ramalho - Presidente da ASPRA; Luís Gustavo Rosa Coelho – Representante da ASOF.

A SESDEC agradece a compreensão dos representantes das associações que deliberaram pela prorrogação do prazo mostrando maturidade, espírito democrático e compromisso pela segurança pública e bem estar de todos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ROLIM DE MOURA EM FOCO!

Rolim de Moura: Delegacia Regional de Polícia Civil organiza Seminário de Segurança Pública


A Delegacia Regional de Polícia Civil, por meio de sua Coordenadoria Geral de Projetos,realiza hoje (21/11) e amanhã (22), o primeiro Seminário de Segurança Pública de Rolim de Moura. O evento acontece na Farol (Faculdade de Rolim de Moura), com a presença do secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, delegado Marcelo Bessa e de várias outras autoridades. 
A organização do evento espera um público participante de aproximadamente duzentas pessoas. As inscrições para o evento aconteceram em vários pontos da cidade, além da Delegacia Regional. O delegado Regional, Renato Cesar Morari, disse que essa é uma ótima oportunidade para a sociedade rolimourense participar do planejamento de segurança da cidade para os próximos anos.
Calendário do eventoA abertura do evento será às 19h30 no auditório da Faculdade, com palestra do Secretário de Segurança do Estado. Na terça-feira (22), as atividades terão início às 07h30 com três painéis, sendo: 
I - Segurança e trânsito; 
II - Segurança,drogas e educação e 
II - Segurança e comunidade. 

PalestrantesO painel I será conduzido pelo Capitão da Polícia Militar, James Padilha, vindo de Porto Velho, que irá discutir e buscar ideias para melhorar o trânsito de Rolim de Moura. 
O painel II terá como condutor o Secretário Adjunto da SESDEC, Delegado de Polícia Civil Ricardo Rodrigues, com propósito de encontrar o melhor caminho para amenizar o problema do uso de drogas na cidade. 
O painel III será com a delegada Fabiana Moreira, formada em polícia comunitária em Israel. Todos os painéis terão a participação ativa dos inscritos.
O encerramento do evento será às 15hs, com uma plenária final para a votação das propostas elaboradas pelos painéis.
Renato Morari ainda disse que as propostas eleitas em plenária serão colocadas em prática pelas forças de segurança no município, por isso a importância da participação dos representantes da sociedade ou de qualquer cidadão que esteja preocupado com segurança.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SESDEC - Estudo do Reajuste dos Militares.

ESTUDO DOS REAJUSTES DOS MILITARES
I – SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MILITARES:
1. EVOLUÇÃO DOS REAJUSTES REALIZADOS EM 2011
1.     REAJUSTE GERAL EM ABRIL 2011: 6,0 %
2.     AUMENTO DO AUXÍLIO FARDAMENTO E DA ALIMENTAÇÃO: 1,95 % sobre o soldo do Soldado 3ª Classe
3.     REAJUSTE GERAL EM OUTUBRO 2011: 2,0 % sobre os 6,0 % = 2,12 %
4.     REAJUSTE DO AUXÍLIO SAÚDE EM OUTUBRO 2011: R$ 75,00 – R$ 150,00 = 3,75 % sobre o soldo do Soldado 3ª Classe
5.     AUMENTO DO SV VOLUNTÁRIO: R$ 5,74 – R$ 10,60 = Aumento de 74,21% na hora = 12,8 % sobre o soldo do Soldado 3ª Classe
6.     Total de reajuste concedido em 2011 com base no soldo do Soldado 3ª Classe:  13,82 %, sem o serviço voluntário.
7.     AUMENTO SALARIAL EM FUNÇÃO DE PROMOÇÕES POR CURSOS REALIZADOS EM 2011:
- CHOA PM – 53 Alunos
- CAS PM (1 e 2) - 105 Alunos
- CAS BM – 27 Alunos
- CEFS PM -  265 Alunos
- CEFS BM -  30 Alunos
- CECF PM -  276 Alunos
- CECF BM - 53 Alunos
- Total Geral - 809 Alunos
8.     Aprovação da função de motorista: 3% do soldo do PM/BM 1ª Classe
2. AVALIAÇÃO DOS PERCENTUAIS CONCEDIDOS
No Governo atual, de Soldado 1ª Classe até Coronel PM, a reposição salarial foi de 8% (reajuste geral do Estado) sobre o soldo, além do aumento do percentual da etapa de alimentação, auxílio fardamento e auxílio saúde (outubro de 2011), o que representou, por exemplo, para o Coronel PM um percentual de aumento na remuneração bruta (soldo + vantagem pessoal média + etapas e auxílios) de 8,6%.
Soldado 3ª Classe
Em janeiro de 2011 a remuneração bruta era de R$ 1.654,13.
No início do ano (2011), com a extinção da 3ª Classe, a remuneração bruta passou para R$2.135,68 (igual ao SD 2ª Classe), o que representou 29,2% de reajuste sobre a remuneração bruta.
Com mais 8% sobre o soldo (reajuste geral), atualmente percebe R$2.363,68 (bruto). Ou seja, já acumulou, no atual Governo, 42,9% sobre a remuneração bruta.
Considerando que a partir de 01/01/2012 a 2ª Classe também será extinta, passará o antigo Soldado 3ª Classe a perceber R$ 2.651,77 (bruto), representando mais 12,1% de reajuste sobre a remuneração bruta.
Em resumo, de janeiro de 2011 até janeiro de 2012 (um ano), o antigo SD 3ª Classe terá acumulado 60,3% de reajuste sobre a remuneração bruta.
Soldado 2ª Classe
Em janeiro de 2011 a remuneração bruta (soldo + vantagem pessoal média + etapas e auxílios) era de R$ 2.135,68.
Com os 8% sobre o soldo (reajuste geral), atualmente percebe a remuneração bruta de R$ 2.363,68 (representando um reajuste de 10,7% sobre a remuneração bruta).
Considerando que a partir de 01/01/2012 a 2ª Classe será extinta, passará a perceber uma remuneração bruta de R$ 2.651,77, representando mais um aumento de 12,1% sobre a remuneração bruta.
Em resumo, de janeiro de 2011 até janeiro de 2012 (um ano), o SD 2ª Classe terá acumulado 24,2% de reajuste sobre a remuneração bruta.
Soldados 1ª Classe (parcialmente)
Além do reajuste geral de 8% sobre o soldo (o que representou 10,4% de reajuste em relação a renda bruta), boa parte desse grupo também foi beneficiado com o CEFC, já que a matricula no curso foi exclusivamente por antiguidade.
Os Soldados de 1ª Classe, que percebiam em janeiro de 2011 a remuneração bruta de R$ 2.402,43, passarão nos próximos dias a perceber (os promovidos) como CABO PM - R$ 2.786,15 (bruto).
Desta forma os Soldados 1ª Classe promovidos acumularão, de janeiro de 2011 até janeiro de 2012 (um ano), um reajuste de 16,0% sobre a remuneração bruta.
Cabos (parcialmente)
Da mesma forma, além do reajuste geral de 8% sobre o soldo (o que representou 10,2% de reajuste em relação a renda bruta), boa parte desse grupo, foi beneficiado também com o CEFS, já que a matricula no curso foi exclusivamente por antiguidade.
Os CABOS, cuja remuneração bruta em janeiro de 2011 era de R$ 2.676,47, passarão nos próximos dias a perceber (os promovidos)  como 3º SARGENTO - R$ 3.443,54 (bruto). Desta forma os CABOS promovidos acumularão, de janeiro de 2011 até novembro de 2011 (um ano), um reajuste de 28,6% sobre a remuneração bruta.

3. RESULTADO
Como se vê, no período de um ano (janeiro de 2011 a janeiro de 2012), teremos os seguintes percentuais de reajustes sobre a remuneração bruta:
Coronel – 8,6%
(...) De Tenente Coronel a 3º Sargento – entre 8,6% e 10,2%, uma vez que as etapas e auxílios é o mesmo valor para todos.
Cabo – 10,2% (Já os promovidos a 3º Sargento – 28,6%)
Soldado 1ª Classe – 10,4% (Já os promovidos a Cabo – 16,0%)
Soldado 2ª Classe – 24,2%
Soldado 3ª Classe – 60,3%

II - COMPARAÇÃO COM AS REMUNERAÇÕES DO BRASIL
Fonte: Casa Militar de Tocantins
- Eles não receberam (ainda) os dados da PMPA e PMSE, razão pela qual coloquei os valores em vermelho, com os dados que obtivemos em 2009, além fazer a correção da remuneração bruta da PMRO (reajuste de 2% - outubro de 2011).
- Como a PMTO suprimiu o Posto de 2º  Tenente e as Graduações de 2º e 3º Sargentos, a tabulação não constou tais vencimentos. Lá também não possui subdivisão de Soldado PM, ou seja, classe única.
- De qualquer forma, foi importante para extrair certas informações:
 Posição de cada posto e graduação da PMRO no ranking nacional:
·        CEL - 19º (a frente apenas dos Estados: AP, PA, RR, PB, PE, PI, RJ e RS)
·        TCEL - 18º
·        MAJ - 15º
·        CAP - 13º
·        1º TEN - 15º
·        ST - 14º
·        1º SGT - 15º
·        CB - 10º
·        SD 1ª Classe - 8º

III – PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO PARA OS MILITARES

Criação de Adicional de Formação para militares do Estado, da ativa e reserva, a título de realinhamento de 12% dividido em três vezes, nos seguintes termos:
- Em Janeiro de 2012 - 4,0% sobre o soldo;
- Em outubro 20124,0% sobre o soldo;
- Em Abril 20134,0% sobre o soldo
- Adicional concedido sem prejuízo da revisão geral que será concedida a todos os servidores.
IV – PROJEÇÃO DE REMUNERAÇÃO COM REAJUSTES

PST/GRD
SALÁRIO EM JAN 2011 (SOLDO + FARD + ALIM + SAUDE)
SOLDO
OUT 2011
6 + 2 = 8,12%
AUXÍLIO
SAÚDE
AUX. ALIM. e FRAD.
SALÁRIO EM OUT 2011
SALÁRIO COM O ADICIONAL DE FORMAÇÃO DE 12%
SALÁRIO FINAL COM PROJEÇÃO REAJ. GER (ABR/OUT) aprox. + 7%
PERCENTUAL DE AUMENTO
CEL
8.174,15
8.516,73
150,00
281,34
8.948,07
9.968,94
10.657,47
30,38%
TENCEL
7.669,30
7.970,89
150,00
281,34
8.402,23
9.358,72
10.003,34
30,43%
MAJ
7.198,63
7.462,00
150,00
281,34
7.893,34
8.788,78
9.393,49
30,48%
CAP
6.352,04
6.546,67
150,00
281,34
6.978,01
7.763,59
8.296,55
30,61%
1º TEN
5.322,17
5.433,18
150,00
281,34
5.864,52
6.516,48
6.962,15
30,81%
2º TEN
4.222,38
4.244,09
150,00
281,34
4.675,43
5.184.71
5.537,14
31,13%
SUBTEN
3.840,26
3.830,93
150,00
281,34
4.262,27
4.721,96
5.042,01
31,29%
1º SGT
3.201,83
3.140,66
150,00
281,34
3.572,00
3.948,86
4.214,79
31,63%
2º SGT
2.923,77
2.840,03
150,00
281,34
3.271,37
3.612,17
3.854,52
31,83%
3º SGT
2.701,64
2.599,85
150,00
281,34
3.031,19
3.343,16
3.566,69
32,01%
CB
2.474,85
2.354.65
150,00
281,34
2.785,99
3.068,53
3.272,84
32,24%
SD 1ª CL
2.350,59
2.220,30
150,00
281,34
2.649,19
2.915,68
3.111,83
32,38%
SD 2ª CL
2.086,51
1.934,78
150,00
281,34
2.366,12
2.915,68
3.111,83
49,14%
SD 3ª CL
1.604,96
1.934,78
150,00
281,34
2.366,12
2.915,68
3.111,83
93,88%


OBS. Não considerado na planilha o valor do serviço voluntário (atualmente 60 horas = R$ 660,00) e da vantagem pessoal (adicional tempo de serviço).

V – ESCLARECIMENTOS SOBRE A NEGOCIAÇÃO

Na data de hoje o Governador do Estado, juntamente com a equipe de Técnicos, reuniram-se com as representações de classes das diversas categorias do Estado para apresentar a situação financeira do Estado.
Em seguida houve a realização de reunião com as associações representantes dos militares formalizando a proposta possível de atendimento pelo Governo do Estado, exclusivamente aos militares estaduais, uma vez que as demais categorias irão aguardar a efetivação da transposição para aplicarem reajustes diferenciados. As associações presentes receberam a proposta e ficaram de responder ao Conselho Gestor sobre a aceitação ou não da proposta após a apresentação e votação nas respectivas Assembleias, ficando definida nova reunião com o Conselho para o dia 17.11.11.
Surpreendente foi o comportamento de representantes de algumas associações que, sem qualquer consulta a categoria, já iniciaram um movimento de fechamento dos portões do 5º BPM impedindo a entrada e saída de viaturas.
Esclarecemos que as ações cometidas pelos militares já não encontram mais amparo na anistia concedida recentemente pelo Legislativo Estadual e federal, ensejando em novos apuratórios e processos disciplinares.
O Governo do Estado está aguardando o posicionamento das associações representativas dos militares.