quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

COMBATE AO DESMATAMENTO COM AÇÃO INTEGRADA

PARCERIA
Instituições elaboram plano de combate ao desmatamento

Integrar os diversos órgãos públicos, federais e estaduais responsáveis pela política de defesa do meio ambiente com a finalidade de elaborar um plano de ação para combater de imediato o desmatamento em Rondônia. Essa é a proposta que está sendo discutida pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Desenvolvimento Ambiente (Sedam) e Batalhão Ambiental. A reunião começou na última terça-feira e terminou ontem no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho.
O secretário da Sesdec, Marcelo Nascimento Bessa disse que o governo atual tem uma preocupação muito grande com relação as questões ambientais e por isso que o combate ao desmatamento deve ser tratado com mais rigor. “Vamos tomar as decisões políticas e colocar o plano de combate ao desmatamento em prática levando em consideração as opiniões de todos os órgãos envolvidos”, enfatizou.
Bessa explicou também que este ano as ações efetivas de combate ao ilícito ambiental serão compartilhadas entre os órgãos. “As operações policiais, de fiscalização da Sedam, da Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente, da utilização dos satélites do Sipam. Tudo isso será acompanhado pela equipe que vai colocar em prática o plano de ação de combate ao desmatamento”.
O tenente coronel Vilson de Salles Machado, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), falou que o plano está sendo elaborado dentro de uma metodologia para subsidiar as tomadas de decisões e atribuições definidas para cada instituição. “Nossa idéia é criar um gabinete operacional de combate ao desmatamento no Estado”, acrescentou. 
A secretaria da Sedam, Nanci Maria Rodrigues, disse na reunião que a determinação do governo é conter o crime ambiental e que a prioridade das ações dos órgãos responsáveis pela defesa do meio ambiente é fazer traçar estratégias de combate ao desmatamento com um novo modelo de desenvolvimento, no qual as soluções econômicas sejam ambientalmente sustentáveis.
Participam da reunião, representantes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA); da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente – DECCMA; Corpo de Bombeiros Militar; do Comando Geral da Polícia Militar; da Superintendência do Ibama; do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam); Polícia Civil e ainda técnicos da Sedam, das coordenadorias de Proteção Ambiental, Geociência e Educação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário