INVESTIMENTO
Gesfron recebe R$ 3,5 milhões do Governo Federal para reestruturação
A Gerência de Fronteira de Rondônia (Gesfron) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), recebeu neste ano de 2012 do Ministério da Justiça (MJ) R$ 3,5 milhões para investimentos no setor de inteligência, construção de bases nas fronteiras e compra de equipamentos.
De acordo com o gerente de fronteira do Gesfron Cap. PM, Marcos Freire, o Estado de Rondônia possui uma área de fronteira de aproximadamente 1.342 quilômetros, sendo na sua totalidade fluvial. “Uma área de difícil acesso, que para a fiscalização demanda o apoio de barcos e aeronaves”, destacou.
Foi enviado para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), projeto para a construção de bases de fiscalização na fronteira com o Estado do Acre, na área central do Estado de Rondônia e região do Estado do Mato Grosso. “Com essas bases fluviais, a gente vai estar mais presente nas fronteiras, combatendo grande parte dos crimes cometidos”, disse Freire.
Para o secretário de segurança Sesdec, Marcelo Bessa, com o investimento nas fronteiras do Estado diminuirá de forma expressiva à prática de crimes de tráfico de armas e transporte de veículos roubados para a Bolívia, haja vista, que blitz serão feitas com frequência em pontos identificados como foco da prática de crimes.
O Gesfrom possui um efetivo de 76 policiais entre militares, civis e bombeiros. Todos com formação na área de fiscalização e operações em fronteiras. Também está previsto no cronograma de ações do Gesfron para este ano de 2012, a construção de uma base no Cone Sul do Estado de Rondônia. A meta é que até o ano 2013, a Sesdec conte com três bases do Gesfron em pontos estratégicos de fronteira.
O Governador Confúcio Moura, sensível a esta situação, apóia as ações e busca recursos para serem investidos na região de fronteira, já previstas pelo Governo da Cooperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário