quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sesdec/RO participa de Programa de combate ao crack

O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Marcelo Nascimento Bessa, chegou nesta madrugada de Brasília onde participou da reunião com os Secretários de Segurança Pública de todos os Estados, com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Recebido pela Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki, Bessa salientou a importância das ações de combate ao tráfico que já é uma realidade por meio da Gerência Especializada de Fronteira (Gesfron). “Com esta preocupação por parte do ministério teremos mais recursos para e combate a este mal que assola a sociedade”, disse Marcelo Bessa.
Confira a matéria da reunião na integra.

Por Jorge Wamburg - Repórter da Agência Brasil
Brasília – Em reunião com os secretários de Segurança Pública de 26 estados, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, começou hoje (31) a discutir a implantação do programa Crack, é possível vencer, de combate a este tipo de droga em todo o país, e anunciou que o primeiro convênio deverá ser assinado na próxima semana com a prefeitura do Rio de Janeiro. O convênio deveria ter sido firmado na semana passada, mas o ato foi adiado devido ao desabamento de três prédios, quarta-feira (25), no centro da cidade.
O encontro teve também a presença do ministro interino da Saúde, Mozart Sales, e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que também participam do programa, lançado em dezembro do ano passado pelo governo. Segundo Cardozo, o programa já começou a ser posto em prática com a realização do “mapa das cenas de uso”, mas só poderá ser efetivamente iniciado quando o Ministério da Saúde tiver os equipamentos necessários para o atendimento aos usuários da droga.
O programa dispõe de R$ 4,1 bilhões para repasse de recursos ou aplicação direta em ações de combate ao crack nos estados, informou o ministro. Além de uma série de medidas de assistência aos usuários da droga, Cardozo prometeu um “duro enfrentamento” do tráfico, inclusive nas fronteiras do país, para que o programa apresente os resultados esperados pelo governo.
Ele informou que o programa prevê internação hospitalar de viciados para tratamento voluntário, embora  também possa haver internação compulsória, quando isso não for possível e ficar caracterizada a necessidade desse tipo de medida. Essa parte do programa, porém, “respeitará os direitos individuais e evitará abusos”, ressaltou. A participação do Ministério da Saúde é fundamental para o sucesso do plano, com a implantação de consultórios nas ruas e colocação de leitos em hospitais para atender os usuários do crack, acrescentou.
O programa Crack, é possível vencer é dividido em três eixos de ação: Prevenção, Tratamento e Autoridade, sendo este último o que diz respeito à parte policial de combate ao tráfico da droga.
A reunião de teve a presença dos secretários de Segurança ou representantes do setor de quase todo o país. Roraima foi o único estado ausente. O ministro da Justiça manifestou satisfação com a receptividade do programa entre os secretários de Segurança:  “rapidamente vamos pactuar nas ações que são muito importantes. Estamos com discussões técnicas concluídas em três Estados, mas a ideia é que, no primeiro semestre, consigamos cobrir oito estados”.
Edição: Nádia Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário