quarta-feira, 16 de março de 2011

PM controla situação em Jirau

Fonte: ACS Sesdec / Santiago Roa Junior

Desde o final da tarde de ontem, a situação no canteiro de Obras de Jirau ficou tensa. Informações oficiais dão conta que o estopim para a revolta foi uma briga envolvendo um motorista de ônibus com um funcionário do empreendimento às 17h20 de ontem. A partir daí iniciou-se uma manifestação generalizada de atos de vandalismo e depredação do patrimônio da Usina de Jirau e de prestadores de serviços.

Desde as 3 horas da manhã de hoje a Polícia Militar entrou no canteiro, com apoio do efetivo da COE e comando da SESDEC para tomar conta da situação. O conflito foi atendido prontamente pela Polícia Militar de Nova Mutum Paraná e Jaci Paraná, além da Policia Civil. Com a chegada da Companhia de Operações Especiais a situação foi controlada. O secretário da Segurança Defesa e Cidadania, Marcelo Nascimento Bessa acompanhou as operações e logo ao amanhecer foi ao canteiro para tomar par da situação pessoalmente.

Até agora 45 ônibus e 15 carros de passeio foram queimados, aproximadamente 65 instalações totalmente danificadas, 15 alojamentos queimados e 20 danificados e mais outras 30 instalações queimadas. Também foi registrado atos de vandalismo, como saque na Lanchonete, em uma loja de telefonia celular, áreas de lazer como sala de cinema, academias, gabinetes odontológicos e em um Caixa de Banco Eletrônico.

Pontos sensíveis como estação de água, energia elétrica e armazenamento de explosivos foram ocupado por imediato pelos policiais. A Sesdec verificou que dos 18 mil funcionários que estavam no canteiro, cerca de 300 estiveram diretamente envolvidos nos atos de vandalismo.

Antes de a polícia assumir o controle total do canteiro de obras, houve uma tentativa de incêndio contra o refeitório situado ao lado direito da jusante do Rio Madeira. Não houve necessidade de uso de munição letal e não letal. Após estas ações começou a operação na outra margem do Rio Madeira que contava com cinco mil funcionários e 50 deles promovendo ações de depredação. Após a progressão das forças a pé e embarcada foram dominadas as instalações.

Integração
A ação foi desencadeada em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Foram empregadas 10 viaturas e 100 membros da Polícia Militar, 10 viaturas e 36 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, oito Policiais Civis e dois Policiais Federais, além de dois helicópteros.

Às 21h30 foi instalado pelo Secretário da Segurança Defesa e cidadania, Marcelo Bessa o Sistema do Comando de Incidentes formado por vários membros ligados a Segurança Pública, Justiça e da UHE Jirau.

As ações desencadeadas pela integração das Polícias Militar e Civil com o Corpo de Bombeiros tiveram êxito, resultando na retomada das instalações da UHE Jirau e no restabelecimento da ordem e da tranqüilidade no local. A partir de agora serão tomadas decisões para que seja atendido o canteiro com presença policial por tempo indeterminado. Foram presas 12 pessoas em Flagrante Delito.

FOTOS: Capitão PM De Lima
 Comando da Sesdec em Ação no Canteiro da UHE Jirau

Barracões queimados
 
Ônibus Depredado
 
 Helicópteros empregados na operação
 
 
 
 
 
 
 
 
Geral do Ato de Vandalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário