quinta-feira, 26 de maio de 2011

Números apontam queda na taxa de homicídios em Porto Velho


SESDEC


A Equipe de Estatística e Analise Criminal da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), divulga números que apresentam a redução na taxa de homicídios. Baseados em dados da houve uma redução em Porto Velho em 23,2%, já que no ano de 2010 a taxa era de 42,64 homicídios por 100 mil habitantes.

Tabela que demonstra a redução no ano de 2011.
2007
2008
2009
2010
2011
34,11
28,62
33,13
42,64
       33,10

O resultado de 2011 é uma projeção, levando-se em consideração os resultados apresentados no primeiro quadrimestre e a manutenção dos índices até o fim do ano. Em relação aos Homicídios em Rondônia, a taxa por 100 mil habitantes era de 37 homicídios em 2010. No  primeiro quadrimestre deste ano houve uma redução de 17%, caindo para 29 homicídios para cada 100 mil habitantes.
No que diz respeito à apreensão de drogas, houve a apreensão de mais de 230 quilos de Cocaína, e mais de 100 quilos de maconha, nesse primeiro quadrimestre, ultrapassando a média semestral de 2010.
Nos outros crimes mais relevantes, como roubo e furto, os índices apontaram um aumento médio de 1,2%, o que será objeto de estratégia de atuação consistente no redimensionamento do policiamento preventivo de modo a empregá-lo nos horários e locais de maior incidência, para o que a Polícia Militar se valerá, também, de reforço policial a ser criado tal como: Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), Força Tática, Patrulha Escolar e Patrulha Rural.
Os estudos desenvolvidos pela Equipe de Estatística e Análise Criminal permitem fazer as seguintes considerações:
1.            Os abusos na ingestão de bebidas alcoólicas possuem uma correlação com os horários de pico, já que das 7hs às 19hs, na cidade de Porto Velho, ocorre o maior fluxo de tráfego, entretanto, os picos de acidentes com vítimas têm maios incidência nos horários das 22hs às 23hs, notadamente em domingos e feriados;
2.            Analisando anos anteriores, os estudos comprovam que as motocicletas tiveram uma participação de quase 90% nos acidentes com vitimas;
3.            Os dias de Domingo e Quarta, coincidentemente dias de jogo pelos campeonatos de futebol regionais, brasileiro e outros, são os dias de pico de acidentes de veículos e violência contra a mulher.
4.            Em relação aos Homicídios, novamente os domingos e as quartas-feiras são os dias de maior numero de registros, e 56% dos homicídios foram praticados entre as 22h às 6h.
5.            Fica evidente, e à unanimidade, que os municípios que já adotaram a “Lei Seca” como medida preventiva tiveram uma redução significativa dos índices de homicídios, lesões corporais, acidentes de trânsito, violência contra a mulher, entre outros delitos. Tal mecanismo permite, por meio de lei municipal, limitação do horário de funcionamento dos locais em que há a venda de bebidas alcoólicas para consumo no próprio local. No caso específico de Porto Velho, esse pico gira em torno de 35% de aumento da demanda no domingo, enquanto que nas Ocorrências de Homicídios ocorre um aumento de 84% em relação à média dos dias de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário