quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo reforça segurança com sistema de vídeomonitoramento

Para aumentar a presença do Estado e melhorar a sensação de segurança da população, o governador Confúcio Moura oficializou nesta quarta-feira (25), na Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a implantação do Sistema de Vídeomonitaramento de Porto Velho. Conforme o governador, trata-se de um projeto audacioso, com tecnologia de ponta, considerado um marco no avanço da segurança pública, que por meio de câmeras de alta definição, espalhadas por áreas estratégicas, faz o monitoramento de toda a cidade.

“É na verdade, uma espécie de BBB  permanente”, definiu o governador, reforçando que a princípio são 80 câmeras, das quais 60 já foram instaladas, sendo que 29 estão em ajustamento e 31 em funcionamento em vários pontos, principalmente em todas as saídas da Capital. Dez são móveis, que podem ser utilizadas em grandes eventos ou catástrofes; e outras dez estão em fase de adequação para ser instaladas.

A proposta do governo é até 2015 instalar 256 câmeras que servirão de apoio aos órgãos judiciais oferecendo possíveis provas materiais criminais para instrução do processo penal, além de auxiliar nas ações de combate às drogas, redução dos índices das infrações e acidentes de trânsito, além de contribuir com o planejamento de ações relacionadas principalmente à segurança da população.

“Todas as imagens geradas serão gravadas e estarão à disposição dos advogados de defesa e das promotorias como provas das práticas de crimes. É uma grande contribuição para o bom andamento dos inquéritos policiais”, destacou Confúcio Moura.

O monitoramento das câmeras é realizado por uma equipe em uma central instalada na Sesdec, equipada com recursos de última geração, que possibilita a atuação mais ágil dos policiais militares e civis, acionados por rádio quando as cenas apontam situações suspeitas.
 
Os recursos para implantação das câmeras, que fazem parte de um amplo projeto do governo de infraestrutura tecnológica de comunicação em alta velocidade, com dados, voz e imagem, o Infovia Giga Porto, são da ordem de R$ 3,5 milhões, oriundos das compensações da usina hidrelétrica de Santo Antônio. “Esse é mais um resultado das usinas”, disse o governador, lembrando que os equipamentos geram imagens com precisão a uma distância de dois quilômetros, em linha reta, com giro de 360º. Com isso, é possível, por exemplo, observar tanto os veículos em circulação, quanto as pessoas. O zoom é de 432 vezes, que permite ver com nitidez placas de veículos, pessoas em atitude suspeita ou em situação de risco, arrombamento de residências ou estabelecimentos comerciais.

No Protocolo de Intenções, firmado com o governo de Rondônia, a Santo Antônio Energia, empresa responsável pela instalação e operação da UHE Santo Antônio, entregou, em outubro do ano passado, o Sistema de Vídeomonitoramento Policial do Município de Porto Velho para a Sesdec. Fazem parte dos equipamentos, softwares, computadores, rádios, postes, monitores, montagem de sala de operação, treinamento e capacitação de pessoal

Internet grátis

De acordo com o secretário de Segurança, Marcelo Bessa, a ideia é trabalhar a segurança de forma integrada com os serviços municipais, estaduais e federais, com foco na educação, saúde e segurança. Para isso já existem pelo menos 53 quilômetros de fibras ópticas instaladas, que garantirão o uso da telefonia Voip e a consequente redução de 50% dos gastos com esse serviço, bem como, irão coibir a sonegação de impostos com o rastreamento dos caminhões de cargas.

A intenção é que seja feita parceria também com as empresas da iniciativa privada para agregação ao sistema de monitoramento público. Já a partir do segundo semestre deste ano, com a ampliação do serviço de vigilância, haverá contratação do sistema call center, visando atendimento mais ágil e qualificado.  

“Esse é um projeto audacioso, que tem uma ponta iniciada hoje, mas não tem fim, vez que a tecnologia está em constante processo de evolução”, afirmou Confúcio Moura, ressaltando que com a fibra óptica será possível ainda garantir internet gratuita em pontos da cidade.

Como em Ariquemes o monitoramento das ruas já existe há quatro anos, por iniciativa do próprio Confúcio Moura, então prefeito do município, o governador adiantou que os próximos beneficiados serão Guajará-Mirim e Costa Marques. A expansão aos demais deve ocorrer por meio de parceria com a Telebrás.

“No início estamos enfrentando alguns problemas de cunho tecnológico, quebra de cabos óticos, mas temos uma equipe especializada para realizar os ajustes necessários para o bom andamento do sistema”, destacou Bessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário