quarta-feira, 14 de setembro de 2011

POLÍCIA CIVIL EM AÇÃO!


Jacy-Paraná: "Operação Jacy em Paz I"Ontem (13.09.11) a Direção Geral de Polícia promoveu uma coletiva de imprensa para informar dados da "Operação Jacy em Paz I". Presidiram a mesma o dr. Claudionor Soares Muniz, Diretor Geral de Polícia Civil; o dr. Eliseu Muller, Diretor do Departamento de Polícia Especializada e o dr. Osmar Luiz Casa, Diretor do Departamento de Estratégia e Inteligência.



A operação foi coordenada pelo Diretor do DPE (Departamento de Polícia Especializada), dr. Eliseu Muller; pelos delegados Hélio Teixeira e Ronicir Manfroi, este titular da Polinter.
A Operação teve início com base em informações fornecidas pelo Juizado da Infância e Juventude, da Delegacia de Nova Mutum, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, que identificaram os locais a serem abordados, todos com fotos.
A concentração das equipes ocorreu nas dependências das Delegacias de Homicídio/Patrimônio/DEAAI, dia 10 de setembro às 21h. No distrito de Jacy instalou-se a base de operação para pesquisas junto a Polinter.
Na base de Nova Mutum ficaram 3 equipes de delegados, a fim da formalização dos flagrantes, onde estavam também datiloscopistas, servidores do Dintel e demais servidores de apoio. Os presos foram conduzidos ao presídio desta capital.
A ação foi desenvolvida pelo DPE (Departamento de Polícia Especializada), DEPOM (Departamento de Polícia Metropolitana), com a participação do Denarc, Dintel, DEI, Juizado da Infância e Juventude, Vigilância Sanitária e PRF, com o objetivo de efetuar diligências e investigações visando a identificação de pontos de exploração sexual no distrito de Jacy-Paraná, e com situações de risco sanitário envolvido na produção e consumo de produtos e serviços de interesse da saúde.
Para execução dos trabalhos foram empregados 226 servidores e utilizadas 50 viaturas. Tivemos a participação da PRF com 6 policiais, da vigilância sanitária 8 servidores e do juizado da infância e juventude 6 servidores. Foram compostas 10 equipes para abordagem de 38 locais, onde possivelmente estava ocorrendo exploração sexual.
A Vigilância Sanitária interditou 14 estabelecimentos, em virtude da falta de autorização do poder público para funcionamento. Com base nesta Operação foram registradas na Delegacia de Mutum 6 ocorrência, sendo 4 autuados em flagrante delito. Três pessoas foram recolhidas ao sistema prisional e um foi liberado, após pagamento de fiança. Uma das ocorrências gerou TC (Termo Circunstanciado), e outra IPL (Inquérito Policial) através de Portaria.



Cacoal
Delegado Regional recebe homenagem
O Delegado Regional de Cacoal, Fernando Antonio Oliveira, recebeu na manhã do dia 09 de setembro de 2011 a homenagem "Voto de Louvor", concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. 
A homenagem foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Delegado na área de Segurança Pública. Entres as autoridades presentes no evento estiveram o chefe da Casa Civil, Ricardo Sá, o secretário da Assembléia Legislativa, Kaká Mendonça, o prefeito municipal, Padre Franco e o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos Katatal.
Fernando Oliveira assumiu a Delegacia Regional de Cacoal, em abril de 2008 e com o apoio de poderes públicos e sociedade local realizou várias ações que contribuíram tanto para a redução da criminalidade quanto para a melhora da estrutura física da Delegacia.
Entre os destaques dos trabalhos realizados pelo delegado está o índice de homicídios elucidados em 2010, que chegou a 91%, a elucidação de 03, dos 04 homicídios ocorridos no primeiro semestre de 2011, além do combate ao trafico de drogas que conseqüentemente representa a queda do número de furtos.

Rolim de Moura
DEAM (Delegacia da Mulher) prende acusado de roubo
Os assaltantes cortaram o cabelo e quebraram várias costelas da vítima.

Os investigadores da DEAM - Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, sob o comando da delegada Ilcemara Sesquim, prenderam um dos acusados de um roubo violento, acontecido na noite do dia 06 de setembro, no centro da cidade e que deixou a população de Rolim de Moura chocada.
A delegada informou que após ouvir a vítima e fazer o auto de reconhecimento, não restou dúvida quanto à autoria do crime, sendo que rapidamente encaminhou à Justiça Criminal, relatórios da investigação e solicitação de mandando de prisão dos acusados, não permitindo que os acusados pudessem fugir e atrapalhar na conclusão da investigação.
Ela informou que a Justiça Criminal atendeu prontamente sua solicitação, porém apenas um dos acusados foi preso. J.A.A.L., 18 anos, foi encaminhado para a Casa de Detenção, onde aguarda a conclusão do Inquérito Policial. O outro continua foragido.

O crime
Na noite do dia 06 de setembro do corrente ano, por volta das dez horas da noite, uma estudante de 21 anos, tinha acabado de sair da escola e estava voltando para casa, quando foi abordada por dois elementos, que estavam numa motocicleta. Eles desferiram golpes em sua cabeça, deixando-a desorientada, para praticar o roubo.
A delegada Ilcemara disse que os assaltantes foram violentos, pois acreditavam que a vítima tinha dinheiro. Como não encontraram nenhuma quantia com ela, resolveram cortar seu cabelo e com vários chutes e socos, quebraram algumas costelas da estudante e roubaram um anel.
Os Policiais Militares que atenderam a ocorrência, disseram que chegaram ao local e encontraram a mulher descontrolada emocionalmente, reclamando de dores em várias partes do corpo e com cabelo cortado. Imediatamente ela foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Municipal.
J.A.A.L., já foi detido várias vezes por praticar pequenos furtos na cidade. Ele nega que as acusações.
Segundo a delegada, a investigação continua, pois agora é só prender o outro acusado, para dar mais sossego à sociedade e finalizar o Inquérito Policial.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário