Alunos do CFO participam de viagem de estudo ao interior do Estado
Os 53 Cadetes da 1ª turma do Curso de Formação de Oficiais da PMRO-CFO – “Turma Destemidos Pioneiros” - realizaram visita de estudo a cinco Batalhões de Polícia Militar do Estado de Rondônia.
A viagem teve início no dia 11 de setembro, quando os Alunos Oficiais, acompanhado do tenente coronel Pachá, Diretor de Ensino da PMRO, e o capitão PM Edval, Coordenador do CFO, partiram em visita aos Batalhões de Polícia Militar que situam ao longo da BR-364, sendo o 7º BPM - Batalhão Capitão Silvio, 2º BPM - Tiradentes, 4º BPM - Batalhão Capitão Rui Luiz Teixeira e o 3º BPM, Batalhão Governador Jorge Teixeira.
Em todas as unidades, os Cadetes assistiram a palestras e apresentações, na oportunidade os Comandantes de Unidades abordaram sobre as características regionais, as modalidades de Policiamento, as conquistas e das principais dificuldades enfrentadas a frente de suas Unidades, como também, as particularidades das atividades policiais, os índices de ocorrências, o controle disciplinar, além dos aspectos econômicos e sociais da região. Informações importantes que proporcionaram aos futuros aspirantes adquirirem novas experiências acerca do serviço policial militar.
A visita de estudos representa uma importante fase para o desenvolvimento técnico-profissional dos cadetes da PMRO. A iniciativa também comprova o esforço da Corporação em oferecer uma formação de qualidade aos seus oficiais.
Para o Diretor de Ensino da PMRO, tenente coronel Pachá, a autorização da viagem por parte da SESDEC representou a preocupação em resgatar valores e antigas prioridades na Segurança Púbica, destaca-se nesse caso a busca pela excelência na formação profissional de nossos futuros Oficiais PM. “A realização da visita de estudos causou nos alunos a sensação de ser prestigiado, valorizado por seus superiores e isso é um grande fator motivacional para quem está iniciando na profissão”, concluiu o Diretor de Ensino.
No cotidiano da Academia o Aluno-Oficial PM recebe formação que contempla diversos aspectos, como o ensino propriamente dito, leituras, atividades práticas e pesquisas. A viagem de estudo proporcionou ao CFO a cada aluno uma visão realista das principais características encontradas tanto nos quartéis ao longo do eixo da BR 364, quanto acerca das principais peculiaridades estruturais das localidades onde poderão ser lotados ao final do curso. Esses conhecimentos são imprescindíveis para a boa formação profissional.
Os cadetes do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) retornaram na noite de sábado, dia 17 de setembro.
**
Solicitação de policiamento
O CECOMS (Centro de Comunicação Social da Polícia Militar) do Estado de Rondônia informa a população em geral, que as solicitações para serviços de policiamento em diversos tipos de eventos, devem ser feitas junto às Unidades Policiais Militares, através de Ofício, observando-se o prazo de 72 horas de antecedência, para fins de planejamento operacional. A informação é do tenente coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz, chefe do CECOMS.
**
Operação “Sentinela” da Polícia Militar começa
O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo determinou a todas as Unidades policiais militares do Estado, que a partir do dia 22, intensifiquem o policiamento ostensivo de caráter preventivo nas ruas e avenidas de todo o Estado, utilizando para este trabalho, inclusive, policiais militares que desempenham funções nas áreas administrativas dos batalhões, companhias, diretorias e seções.
“Nosso objetivo é aumentar ainda mais o número de policiais à disposição da sociedade, sem prejuízo do policiamento diário que deverá continuar normalmente”, observou o Coronel PM Thomazzoni, subcomandante geral da Polícia Militar.
A Operação Sentinela está sendo desencadeada com o objetivo de dar maior tranquilidade à população do nosso Estado, em decorrência da proximidade das festividades de final de ano, ocasião em que o fluxo de pessoas e veículos aumenta consideravelmente.
A Operação tem seu início na data de hoje, e deverá ser intensificada ao longo dos próximos dias e contará com as seguintes atividades: intensificação do policiamento preventivo através de duplas de policiais militares; intensificação do policiamento de trânsito; realização de barreiras policiais, fixas e móveis em diversos pontos das cidades; intensificação das atividades de policiamento ambiental.
O Comando da Polícia Militar informa, ainda, que os policiais militares estarão envidando esforços para reduzir o índice de criminalidade em todas as cidades de nosso Estado, e aproveita para solicitar o apoio da população em geral, para que ajude a Polícia Militar, através de informações e denúncias pelo telefone 190 da sua cidade.
“Ajude a Policia Militar a ajudar você. Seja você também uma sentinela contra o crime. Denuncie! Informe toda situação de fatos anormais e pessoas suspeitas. Vamos juntos, reduzir o índice de criminalidade em nosso Estado” pediu o tenente coronel PM Fernando Luis Brum Prettz, Chefe do CECOMS/PMRO – Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário