segunda-feira, 6 de junho de 2011

Secretário Marcelo Bessa mais uma vez no Via Sat da TV Candelária – Rede Record

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Marcelo Bessa, foi mais uma vez o convidado do programa Via Sat da TV Candelária de Porto Velho, apresentado pelos jornalistas Leo Ladeia e Sergio Melo. O programa foi ao ar no último sábado e também contou com a participação do Deputado Federal Moreira Mendes e da Coordenadora Regional da Pastoral da Terra, Irmã Zezé.

O tema de debate do programa foi conflitos agrários, com foco para o estado de Rondônia. Um tema considerado polêmico, que causou muitas discussões no estúdio, sobre a ineficiência do governo federal no trato da regularização fundiária e a tão sonhada reforma agrária.
O Secretário Marcelo Bessa disse que Rondônia não é uma terra sem lei como muitos pensam, e ressaltou que a policia está acompanhando o desenrolar do caso da morte do líder do Movimento Camponês Corumbiara, Adelino Souza “Dinho” ocorrido no final de maio. O secretário já solicitou o envio de 300 homens da Força Nacional, para ajudar na segurança de áreas de conflitos e também na investigação de pessoas que possam estar por trás desses assassinatos.
O deputado federal Moreira Mendes disse que o governo federal está fazendo muito alarde para o fato ocorrido em Rondônia e no Pará, segundo ele tudo para desviar o foco da situação do ministro Palocci em Brasília. “Não que eu não queira ajuda do governo federal para combater e investigar esses assassinatos, no entanto o governo tem que dá autonomia para os estados atuarem”, disse Moreira.
O secretário anunciou o estudo de implantação de várias Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp) no interior do estado. “já fizemos o mapeamento das áreas de maiores conflitos agrários, e iremos posicionar as unidades integradas para ajudar no combate e nas investigações”. Disse Bessa.
A irmã Zezé falou que a pastoral da terra também já realizou estudos dessas áreas de conflitos. Bessa convidou a irmã para somar os estudos da pastoral com os da Sesdec no mapeamento das áreas, e logo de prontidão ela aceitou. Amanhã o secretário se reúne com as entidades, secretarias e órgãos competentes, para buscarem novas alternativas para solucionar o problema no campo.


Pessoalmente
Logo após cumprir a sua agenda de entrevista na TV Candelária, o secretário realizou um vôo no helicóptero “Falcão I” da Polícia Militar, percorrendo todo o percurso do desfile da cavalgada de abertura da Expovel 2011. Bessa elogiou a segurança do evento por parte dos polícias e corpo de bombeiros que atuaram de forma efetiva junto com as demais forças públicas de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário