quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sesdec realiza Encontro Regional de Segurança Pública em Ariquemes

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou na quarta-feira (22), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), o terceiro Encontro Regional de Segurança Pública – Comunidade e Segurança.
Objetivo do encontro foi à apresentação das ações e projetos desenvolvidos pela Sesdec, no tocante a segurança pública para a aplicação no município. Além da interação com a comunidade que expôs as deficiências e sugestões para o secretário de segurança do estado, Marcelo Bessa, que presidiu o encontro acompanhado pela sua equipe de governo.
No seu primeiro dia de visitas ao município, o secretário participou do Programa Bronca da Pesada da Rede Brasil de televisão, canal 35, apresentado pelo jornalista Ricardo Schwantes. Na entrevista Bessa convidou a população para participar do encontro e anunciou para Ariquemes a Patrulha Rural que irá atuar nas áreas mas afastadas do município e a restruturação da Polícia Rodoviária Estadual, que ainda continua com um efetivo pequeno. O secretário adjunto, Ricardo Rodrigues, confirmou que irá intensificar o policiamento ostensivo no município, já que é considerado o mais violento de todo o estado.
Pela parte da tarde, o secretário visitou a Câmara de Vereadores de Ariquemes, onde interagiu com os vereadores, e discutiram melhorias para a segurança do município. Logo em seguida a equipe se dirigiu para a sede da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), onde se reuniu com o presidente.
As 19hs na abertura do encontro, o secretário Marcelo Bessa, agradeceu a presença das autoridades locais e da população que compareceu em massa para acompanhar o evento. Falou das suas experiências profissionais no, Exército, Polícia Militar, Polícia Civil e por último como delegado da Policia Federal, que lhe dão autonomia para estar à frente da secretaria de segurança do estado.
Participaram do encontro o Secretário de Segurança do estado, Marcelo Bessa; Secretário adjunto, Ricardo Rodrigues; Comandante do 7° BPM, Maj. Antônio Alcantara; Presidente da OAB de Ji-paraná, Alex Sarkes; Promotora de Justiça do Ministério Público de Ji-Paraná, Tamara Padoim; Deputado estadual, Adelino Folador e demais autoridades civis e militares do município.
O secretário expôs os trabalhos já realizados e os projetos em andamento, para melhorar a atividade policial no município, e logo em seguida abriu espaço para a população e militares presentes realizarem perguntas. Um dos assuntos mais discutidos foi à precariedade das delegacias e quartéis seguido da falta de armamentos e materiais de proteção individual. Bessa anunciou um investimento na ordem de R$ 83 milhões adquiridos através do BNDS, que irá ser investido nas reformas e construção de novos quartéis e delegacias, sendo a construção de sete Unidades Integrada de Segurança Pública (Unisp) nos municípios de maior necessidade, dentre eles, Ariquemes que tem se destacado com um auto índice de violência.
O secretário Adjunto, Ricardo Rodrigues, parabenizou os trabalhos da Policia Militar, Bombeiros e Policia Civil que tem se desdobrado para manter a paz e a sensação de segurança, mesmo com as deficiências encontradas e a falta de policiais. Anunciou a previsão de mais concurso para área de segurança pública. E sobre a cautela de armas para os policiais militares, ele disse que já estão em andamento a compra na ordem de R$ 5 milhões de armas para a polícia, e que até o final do ano que vem, estará realizando a cautela desses armamentos para os policiais militares.
Devido o sucesso do encontro e o grande número de pessoas que participaram interagindo com a equipe da Sesdec, o secretário disse que irá realizar trimestralmente reuniões com as comunidades nos municípios do estado. “Só assim criando espaço para a população argumentar e sugerir soluções para os problemas vivenciados nos municípios poderemos então de pronto detectar o problema e buscar a solução”, finaliza Bessa.











































Um comentário:

  1. REUNIÃO HISTÓRICA

    Em 22 anos de carreira com PM, é a primeira vez que vejo algo concreto, inteligente e direcionado de forma correta... Estou animado, assim como toda a tropa que participou ontem da reunião, diria que houve uma injeção de ânimos!

    "... Peço a Deus que ilumine-nos, para que a esperança plantada nesta reunião Histórica se transforme em fatos reais."

    SECRETÁRIO SABE TUDO DE POLÍCIA
    O secretário de segurança já trabalhou em tudo que é forma de polícia, conhece a realidade de quem fica frente a frente com o bandido, a tropa está com o moral elevado...

    SELVA!

    .

    ResponderExcluir