quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sesdec realiza 1° Reunião de Secretários de Segurança Pública da Amazônia


O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), realizaram na manhã de segunda-feira (30/05) na sala de reuniões do Hotel Rondon Palace, “1ª Reunião de Secretários de Segurança Pública da Amazônia”.
O objetivo do encontro foi estabelecer metas e apontar as necessidades inerentes da segurança nos batalhões de fronteira como forma de combater o crime de tráfico de drogas e armas que chegam ao Brasil, por meio das fronteiras com os países vizinhos. O evento também serviu para a elaboração de uma carta de intenções, que será apresentada no encontro nacional dos secretários de fronteira que acontece no próximo dia 20 de junho de 2011.
O Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Marcelo Bessa, disse que o Governador Confúcio Moura já autorizou a criação do Batalhão de Policiamento Rural e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, para juntos somar forças na defesa da segurança de fronteira de Rondônia. “Temos medidas de contratação de Policiais Militares para a atuação nessas novas modalidades de policiamento, no entanto iremos convocar os policiais militares da inatividade para ocuparem esses cargos, e aos poucos direcionaremos os policiais da ativa para as suas atividades afins”, disse Bessa.
O Governador Confúcio Moura revelou que é necessária a conscientização da população no tocante a entrada de drogas e armas pelas fronteiras da Amazônia através de palestras nas escolas e comunidade. “Não adianta chegar com todo um aparato de carros e helicópteros para realização de operações e logo em seguida abandonar o local e não efetivar uma base para coibir a entrada de drogas e armas”, ressaltou Confúcio.
Os secretários de segurança dos estados da Amazônia apresentaram os trabalhos já realizados em andamento em seus estados como também as deficiências e soluções para o combate ao crime organizado nas fronteiras. E já estão acompanhando o modelo de Rondônia e Mato Grosso para a aplicação em seus estados.
Estiveram compondo a mesa de abertura do evento: O Secretário de Segurança de Rondônia, Marcelo Bessa, O Governador do Estado Confúcio Moura, Gerente da Gerencia especializada na Segurança de Fronteira, Capitão PM Marcos Freire e Coordenador de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia S/A, José Carlos de Sá. O evento contou também com a presença dos Secretários de Segurança do Amazonas, Dulmar Pimentel dos Santos; do Acre, Ildo Enir Graebener; do Amapá, Marcos Roberto Marques; de Roraima, Eliezer Girão Monteiro e do Pará, Luiz Fernandes Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário