segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sesdec Realiza Encontro de Segurança Pública com a comunidade de Guajará-Mirím





Em Guajará-Mirím, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou na segunda-feira (20), às 19hs, no auditório do fórum Nelson Hungria, o Encontro Regional de Segurança Pública "Comunidade e Segurança". O objetivo do encontro foi à apresentação das ações e projetos desenvolvidos pela Sesdec, no tocante a aplicação da segurança pública no município de Guajará-Mirím e no estado. O início dos encontros foi na maior cidade fronteiriça do Estado e o evento segue em mais cinco cidades do Estado.
Estiveram presentes no encontro o Secretário de Segurança do Estado, Marcelo Bessa;   o Prefeito do Município de Guajará-Mirím, Atalíbio Pegorini; o Comandante Geral da Policia Militar, Coronel Paulo César Figueiredo, e demais autoridades civis e militares do município.
Na abertura do evento, o secretário Marcelo Bessa agradeceu a presença da comunidade e das autoridades. Os trabalhos foram abertos com o destaque das ações desenvolvidas pela secretaria no tocante a segurança pública, realizada pelas três forças do estado, Polícia Militar, Bombeiros Militar e Polícia Civil.
Na ocasião, Bessa citou o crescente número de acidentes com vítimas fatais ocorridas no município de Guajará-Mirím, que foram de 77 acidentes com mortes para uma população de mais de 100 mil habitantes. O secretário também comparou esses dados com os números registrados em Porto Velho, que somam 17 ocorrências com vítimas fatais, e considerou o índice alarmante. “Não adianta apenas o estado com a polícia atuar em blitz e prevenção, se o município não realizar a sinalização das vias que é de sua responsabilidade, e são consideradas o fator principal das ocorrências de trânsito”, disse Bessa.
O secretário anunciou a realização de um convênio do governo do estado por meio da secretária de segurança para dá maior autonomia para o município com a criação da sua guarda municipal de segurança, para atuarem na repressão, orientação e combate aos delitos de trânsito comum no município.
Outra ação de imediato da secretaria será a intensificação do policiamento de fronteira, já que o município é vizinho da Bolívia. Será empregado policiamento por meio de voadeiras para coibir e combater o tráfego de drogas e roubos de carros e motos, que são levados do Brasil para a Bolívia. “Com essa nova modalidade de policiamento iremos inibir essa prática comum em Guajará-Mírim e em Porto velho, pela facilidade que se tem em atravessar a fronteira do Brasil com a Bolívia”, ressalta Bessa.

Visitas
O secretário juntamente com a sua equipe visitou o 6° Batalhão de Polícia Militar, a  Companhia Independente dos Bombeiros e a Delegacia de Polícia Civil Regional de Guajará-Mirím. Na oportunidade Marcelo Bessa interagiu com os servidores, conheceu as instalações e ouviu as deficiências encontradas no decorrer dos serviços.
No 6° BPM, Bessa foi recebido pelo Comandante do Batalhão, Ten. Cel. Clairton Pereira e pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), onde apresentou as ações da secretaria e os projetos já em andamento objetivando a valorização do profissional. Diante da tropa, Marcelo anunciou que já foi realizado o pedido para o governado, Confúcio Moura, para a criação de uma gratificação para o a tropa de operações especiais do estado. “Vejo que essa tropa exerce um papel de suma importância pra o estado, pois estão sempre à frente de situações conflitantes e por isso merecem uma gratificação diferenciada”, falou o secretário.


Bolívia
No final da tarde de segunda-feira, Bessa visitou o cônsul do Brasil na Bolívia, onde conversaram sobre a polêmica lei sancionada pelo presidente do país, Evo Morales, que anunciou a legalização de todos os veículos roubados no Brasil e levados para o páis vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário