sexta-feira, 29 de julho de 2011

AÇÃO POLICIAL!

Polícia prende irmãs da droga em Pimenta Bueno
O Núcleo de Inteligência - NI da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar em Pimenta Bueno, observava as irmãs Rosineide Soares Marcelino (40), a Rose e Marlene Soares dos Santos (27), que  comercializava drogas na Rua Fernão Dias N.1023 bairro Jardim das Oliveiras. As irmãs foram surpreendidas, após terem efetuado uma venda de drogas a Geison Prado Lopes (22), (já conhecido da Polícia Militar por ser usuário de drogas), sendo encontrado em seu poder um invólucro de drogas tipo crack pela quantia de R$10,00.
A Polícia realizou buscas na residência das acusadas, sendo encontrado aproximadamente doze gramas de drogas tipo crack prontas para a venda. E ainda R$ 290,00 em dinheiro, provavelmente proveniente da venda de drogas. Foram apreendidos  quatro celulares, duas correntes de cor amarelada com pingente, um par de brincos de cor amarelada, objetos de origem duvidosa, e também uma tesoura de cabo preto, e uma faca de mesa de cabo objetos que segundo Rose são utilizados para embalar a droga.
Diante das evidências  foi dada  voz de prisão a Rosineide e Marlene que foram conduzidas ao HPS para exame de corpo de delito, posteriormente apresentadas na DPC ao comissário de plantão.
**
Arromba casa do irmão para roubar objetos de valor
Após diligências, a equipe de investigação da 1ª DP desvendou a autoria de furto cometido na noite desta segunda. O infrator, Anderson Gonçalves do Nascimento, mais conhecido como “Beiço”, arrombou a casa do próprio irmão e furtou de lá vários objetos.
Os policiais conseguiram localizar os objetos furtados em uma boca de fumo localizada no bairro Dom Bosco. Foi preso em flagrante Rafael Alexandre da Silva e sua esposa Luciana Camargo Arcanjo por receptação. Já na delegacia, Luciana disse ter trocado duas pedras de Crack pelos objetos furtados. Os  três foram presos e serão conduzidos ao Presídio Central de Ji-Paraná.
Mandado
O Sevic da 1ª DP, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo juiz da vara criminal, capturou na manhã de hoje Marcelo Tenório Caudeira que era foragido da justiça. Também foi preso Josué Souza Fumagali que cumpria pena no regime semiaberto por tentativa de homicídio e estava foragido desde dezembro de 2009.
**
Policiais capacitados como Instrutores de Técnicas Policiais em Duplas

Foi entregue na manhã de hoje, 25, na Diretoria de Ensino da Polícia Militar de Rondônia, o Certificado de Conclusão do Estágio de Instrutor de Técnicas Policiais em Duplas para 53 alunos do Curso de Formação de Oficiais, juntamente com três 2° Tenentes, dentre eles um do Comando Regional de Policiamento II. Participou da solenidade o Secretário de Segurança, Defesa  e Cidadania, delegado federal Marcelo Bessa, o coronel PM Cesar, Comandante Geral da PM e o gerente Administrativo e Financeiro da Sesdec Hélio Costa.
O Estágio foi realizado nos dias  11 e 15, 1ª turma, e  18 e 22 de julho de 2011 na Diretoria de Ensino, Base Aérea e demais locais para o treinamento externo. A realização do Estágio é parte das metas traçadas pelo atual Diretor de Ensino da Polícia Militar, tenente coronel PM Pachá.
Para o coronel PM Cesar o Estágio foi de grande importância para os policiais militares que agora, repassarão seus conhecimentos aos demais policiais de Unidades fora da capital. Estes estágios e Cursos aprimoram o condicionamento técnico do profissional de Segurança Pública. Com o apoio da Sesde e do governo do Estado, só estes semestre retomamos diversos cursos que não eram realizados pela Corporação. “Agora estes policiais estão em melhores condições de multiplicar conhecimentos nas demais Unidades”, disse o Secretário de Segurança, acrescentando que o governo do Estado está consciente da necessidade do aprimoramento dos policiais e por isso determinou a realização dos Cursos previstos.

Estágios
Desde 2005, quando ainda Comandante do 6° BPM em Guajará-Mirim, disse o tenente coronel PM Pachá,  as técnicas desse estágio começaram a ser divulgadas. De lá para cá já foram seis turmas, todas realizadas nas principais cidades do Estado. Após assumir a Diretoria de Ensino em janeiro ele  lançou a idéia e foi devidamente autorizado pelo Comando da PMRO a buscar realizar  na Corporação, também cursos e estágios de especialização. Como o apoio da Sesdec  tudo ficou mais fácil.
No Estágio de Técnicas Policiais em Dupla, como o nome já diz, todo o enfoque operacional é voltado para a ação em duplas de policiais. As instruções ministradas são Patrulhamento a Pé em Área de Risco, Técnicas de Imobilizações, Progressões em Área de Selva à noite, Confronto Armado em Local Fechado, Táticas em Baixa Luminosidade e Técnicas Avançadas de Tiro Policial com Pistolas e Espingardas Calibre 12.
Além do Diretor de Ensino, também participaram como instrutores os Capitães PM Alberto e Herton. A Companhia de Operações Especiais também teve participação fundamental cedendo equipamentos e equipe de apoio para as figurações durante as simulações com paintball e munições não letais.

**

Polícia Civil e Militar prendem homicida em menos de 40 minutos
 O homicídio ocorreu na tarde do último domingo, por volta das 14h30min, no distrito de Bandeira Branca – Presidente Médici. A vítima Romissan Javarine, 24, encontrava-se em um bar na localidade, onde ingeria bebida alcoólica quando o homicida, Eduardo Oliveira, 19, aproveitou-se que a vítima encontrava-se de costas e lhe golpeou no pescoço com uma faca.
A vítima tentou se desvencilhar dos golpes e acabou fugindo, mas a cerca de vinte metros caiu já agonizando em consequência do primeiro golpe. O infrator, friamente, caminhou até a vítima e desferiu outros seis golpes na vítima e fugiu do local.
O homicida teve azar, pois além da chegada da Polícia Militar, passava pelo local o    delegado de Polícia Marcelo Martinelli Filho, titular da 1ª DP de Presidente Médici, e viu a movimentação dos populares e ao tomar conhecimentos dos fatos, acionou uma equipe de policiais civis.
Policiais civis, militares e o serviço de inteligência receberam informações de onde estaria o infrator e realizaram um cerco no local e poucos minutos após, lograram êxito em localizar o infrator, depois de adentrar em uma mata, passando pelo brejo. O infrator estava escondido em uma moita.
Populares já se armavam de pedaços de madeira para linchar o infrator, mas ação policial foi rápida e levou o infrator imediatamente para a delegacia de polícia. Eduardo confessou a autoria e indicou o local onde estava a faca utilizada no crime, que foi apreendida.

Motivo
Segundo a Polícia a motivação do crime foi um discussão anterior entre vítima e infrator. Romissan teria desferido um tapa na face do acusado, bem como havia lhe ameaçado.
Eduardo Oliveira da Silva foi indiciado como incurso nas penas do artigo 121 §2º, incisos II, III e IV (homicídio qualificado por motivo fútil, por meio insidioso ou cruel e à traição) e foi encaminhado à Cadeia Pública à disposição da Justiça.
Segundo consta, a vítima Romissan Javarini já possuía várias passagens pela polícia como tentativa de homicídio, furto e embriaguez.

**
Maria do Facão é presa após vender drogas a Pego. A família está presa.

O Núcleo de Inteligência  da 3ª Companhia realizava investigações contra Maria Aparecida da Silva (42), a Maria do Facão, que comercializava drogas nas proximidades de sua residência em Pimenta Bueno. Ela  foi surpreendida após vender drogas a Agnaldo Gomes Pego (36), o Naldo, sendo encontrado em seu poder um invólucro de drogas tipo crack. Maria foi conduzida ao UMSPB para realização do exame de corpo de delito, e posteriormente apresentada na DPC local, e entregue na casa de detenção onde permanece à disposição da justiça.
Ela agora faz companhia ao seu amasio Osmar Ramalho, o “Bilisca”, sua filha, seu genro, Geni Pereira da Silva, e Giliano da Silva de Souza recolhidos a Casa de Detenção em outra ação Núcleo de Inteligência.

**
Polícia Militar e Força Nacional combatem crimes em Jacinópolis. Pelo menos quatro foram presos   
Uma Operação conjunta entre a Policia Militar e a Força Nacional, coordenada pela Sesdec - Secretaria de Defesa e Cidadania resultou na apreensão de oito armas, um radio comunicador operacional e quatro presos na região do distrito de Jacinópolis, na BR 421. Foram conduzidos a delegacia Sandro Lucio de Jesus, Edvaldo Ferreira dos Santos, o Divaldão, Robson Mota Teixeira, o Cutiae Joceli Fernandes da Rosa.
Equipes comandadas pelo tenente Braguin e pelo tenente Rogerio, formadas por policiais da Patrulha Rural da 4ª Companhia em Buritis,  pertencentes ao  7º BPM - Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes, mais policiais da Força nacional realizaram abordagens na BR421, próximo a Jacinópolis com a finalidade capturar foragidos da justiça e comparsas que atuam na região realizando pistolagens, homicídios e extorsões de terras dos produtores rurais da localidade.
O caso
A PM recebeu informações de que freqüentemente os moradores da zona rural são extorquidos das diversas maneiras; pagamento em dinheiro para ter o direito de ir e vir nas estradas, fornecimentos de gado para o bando realizar festa e  quando, no pior, tem suas propriedades invadidas e depois são negociadas para sua devolução ou negociadas por terceiros que pagam comissão ao bando para cometer a extorsão. Em muitos casos os proprietários são mortos ou expulsos por não terem o dinheiro.
Havia também suspeita de que o bando ameaçava um assentamento para poder guardar suas armas, porém foi encontrado um barraco, próximo ao assentamento usado como paiol que estava vazio e só tinha vestígios.
O resultado da operação foi à prisão de indivíduos armados, dentre eles o irmão de um dos cabeças da quadrilha, mais a apreensão de um radio comunicador operacional, capaz de copiar o canal comunicador policial e mais oito armas.
Mesmo com pouco efetivo, mas com o dever de evitar danos e crimes na área a patrulha Rural prendeu o cabeça conhecido como Cowboy, o numero três  da quadrilha, a Letícia, a esposa do Tonho e o Sandro, irmão do Tonho além de fazer os dois cabeças fugiram da Policia por duas vezes, pelo menos este fugiu essas duas incursões, mas para sua prisão é questão de tempo. E agora com a Força prendeu o bando.
A Força Nacional tem um papel importante na parceria com a Polícia Militar, pois estava sendo criticada, acusado de prender apenas agricultores, mas as ações em Jacinópolis ver claramente que a Força quer acabar com o nível de violência por lá “antes que alguém venha falar que a Força só prende agricultor e trabalhador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário