segunda-feira, 18 de julho de 2011

Oficiais e alunos do CFO juntos em estágio operacional



 Entre os dias 11 e 15 de julho de 2011 a Diretoria de Ensino da PMRO ministrou o Estágio de Instrutor de Técnicas Policiais em Duplas para 26 alunos. No total foram 23 alunos do Curso de Formação de Oficiais, juntamente com três 2° Tenentes, dentre eles um do Comando Regional de Policiamento II.
A realização do Estágio é parte das metas traçadas pelo atual Diretor de Ensino Tenente Coronel Pachá.
Desde 2005, quando ainda Comandante do 6° BPM em Guajará-Mirim, as técnicas desse estágio começaram a ser divulgadas. De lá para cá já foram seis turmas, todas realizadas nas principais cidades do Estado.
Após assumir a Diretoria de Ensino em janeiro o tenente coronel PM Pachá lançou a idéia e foi devidamente autorizado pelo Comando da PMRO a buscar realizar  na Corporação, também cursos e estágios de especialização. Como o apoio da SESDEC  tudo ficou mais fácil.
No Estágio de Técnicas Policiais em Dupla, como o nome já diz, todo o enfoque operacional é voltado para a ação em duplas de policiais. As instruções ministradas são Patrulhamento a Pé em Área de Risco, Técnicas de Imobilizações, Progressões em Área de Selva à noite, Confronto Armado em Local Fechado, Táticas em Baixa Luminosidade e Técnicas Avançadas de Tiro Policial com Pistolas e Espingardas Calibre 12.
Até o final do ano, a PMRO pretende realizar ainda diversas turmas desse Estágio, contemplando também todos os BPM do interior.
A turma ministrada teve um diferencial que foi o enfoque voltado para a formação de novos instrutores, para que os mesmos possam difundir as técnicas futuramente.
Além do Diretor de Ensino, também participaram como instrutores os Capitães PM Alberto e Herton. A Companhia de  Operações Especiais também teve participação fundamental cedendo equipamentos e equipe de apoio para as figurações durante as simulações com paintball e munições não letais.
Entre os dias 18 e 22 de julho, é prevista a realização da segunda turma de Instrutores de Técnicas Policiais em Dupla.
Para que os alunos do Curso de Formação de Oficiais pudessem participar do Estágio, os mesmos tiveram que voluntariamente abrir mão de uma semana de recesso escolar. Esse ato espontâneo é digno de louvor e demonstra o grau de motivação dos futuros novos Oficiais da PMRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário