segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RONDÔNIA EM EVENTOS INTERNACIONAIS

1º SISAM
Segurança na Amazônia é debatida em Seminário

Carlos Marques, pres. Sindepro; Marcelo Bessa, Sec. Segurança, Defesa e Cidadania RO e Del. Po. André Tetros Tiziani

O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania Marcelo Nascimento Bessa esteve na última semana em Manaus (AM), participando da primeira edição do Seminário Internacional de Segurança da Amazônia. Na ocasião, Bessa esteve acompanhado por Dr. Carlos Marques, Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil de Rondônia (Sindepro) e do Delegado de Polícia Andre Tetros Tiziano, Diretor da Consupol (Conselho Superior de Polícia).

I SISAM
A região amazônica reúne o maior acervo vivo do planeta. É riquíssima em recursos ambientais, naturais e sociais. Possui a maior bacia hidrográfica de água doce da Terra e uma incrível diversidade biológica e de minérios, superlativos que despertam a cobiça de inúmeras regiões, inclusive das nações hegemônicas no cenário político internacional.
Por outro lado, essa mesma região convive com inúmeros problemas, em sua maioria relacionados a essas riquezas. Entre eles: a pressão sobre suas fronteiras, a ocorrência contínua de contrabando, tráfico de drogas e de pessoas, além do saque do patrimônio genético.
Diante deste cenário foi realizado I SISAM (Seminário Internacional de Segurança da Amazônia), que vai oportunizar a reflexão, a pesquisa e os subsídios a possíveis intervenções na região, tendo como fim as “Perspectivas para uma Amazônia Segura” tema central do evento.
O objetivo do I SISAM foi debater os principais problemas da Segurança Pública da Amazônia, dando ênfase a questões chaves tais como Segurança nas Fronteiras e Geopolíticas na Amazônia, e Proteção da Biodiversidade e da Sociodiversidade.


INTERSEG
Rondônia participa da Feira Internacional

Cel. Corregedor PM Carlos; Cel. PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da PM; 
Cel. BM Sec. de Segurança, Defesa e Cidadania; Marcelo Nascimento Bessa; 
e Marcos Rezende, Assessor Especial Sesdec no Riocentro (RJ) 
A 11ª Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública acontece ao mesmo tempo da 9ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul na IACP. A sede dos eventos é o Rio de Janeiro e Rondônia que passa por modernização na Segurança Pública se faz presente.
O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania Marcelo Nascimento Bessa, junto com o Comando Geral da Polícia Militar, Cel. Paulo César de Figueiredo; Corregedor Cel. PM Carlos; Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Lioberto Caetano e o Assessor Especial da Sesdec, Marcos Rezende.  
A feira é a maior vitrine de produtos e serviços para a segurança pública da América do Sul. “Estamos em análise de equipamentos para equipar nossa polícia e bombeiros, para ações em fronteiras além das sedes municipais, pois nossa busca é modernizar nossas forças públicas de segurança”, comenta Marcelo Bessa. “Esse é o objetivo do governo Confúcio Moura, ter eficiência e garantir segurança pública com eficácia à população e para isso estamos atentos em atualizar nossas forças”, finaliza.
A Sesdec também se faz presente na Conferência Executiva de Segurança Pública, onde uma das pautas é a discussão sobre o planejamento de segurança para grandes eventos. O evento transcorre até amanhã (23) no Riocentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário