quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SESDEC - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SESDEC
Estratégia de segurança é apresentada ao governador




A importância do planejamento e da integração para se alcançar objetivos concretos foi destacada pelo governador Confúcio Moura, na manhã desta quinta-feira (11), ao participar da Oficina de Planejamento Estratégico, que a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) está promovendo, em Porto Velho, para fechamento dos cincos eixos do Programa de Estratégias para o enfrentamento da violência e garantia da segurança como um todo no Estado. Conforme o secretário Marcelo Bessa, as discussões já ocorreram em duas etapas, a primeira em Ji-Paraná e a segunda num encontro fechado de dois dias, envolvendo comandantes de batalhões, delegados, oficiais, gerentes e assessores, do interior e da Capital, visando melhor entendimento e inovações para que a Sesdec funcione com as Forças integradas (Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros) comprometidas em buscar maior eficiência na gestão.
Nesta última etapa, segundo Bessa, foram especificados os objetivos e metas a ser alcançados. A Sesdec tem como foco a “Confiança e Dignidade”, que busca resgatar o respaldo para os servidores das forças públicas de segurança, para inspirar total confiança junto a população.
Baseada nos eixos: 1 - Inteligência, 2 – Integração das Forças Públicas de Segurança, 3 - Policiamento Comunitário, 4 - Valorização do Profissional de Segurança Pública e 5 - Tecnologia, a secretaria tem por princípios a segurança cidadã, eficiência com eficácia e efetividade, sustentabilidade, que inclui o resgate e manutenção da credibilidade; e integração. “Queremos ser modelo de segurança confiável e eficiente, voltada ao bem-estar social”, definiu.

APROVADO
O governador considerou a estratégia positiva, pela praticidade, e garantiu dar suporte, sobretudo com relação à busca de recursos, reforçando que para se alcançar objetivos e metas, especificamente a redução dos índices de criminalidade, é necessária a participação de todos, estando aí a importância da polícia comunitária.
Confúcio citou exemplos de governos que traçaram metas e começam a colher resultados, como o de Pernambuco; e lembrou que Brasília, mesmo com o melhor salário, ainda enfrenta a violência, assim como Goiás. Esses dois últimos decidiram trabalhar com o modelo de arranjos metropolitano, em que um ajuda o outro. “Em Rondônia há uma equipe arrojada, que busca imprimir uma marca. Mas a gente tem pressa para executar programas, como o de segurança nas fronteiras, lançado pela presidente Dilma”, afirmou o governador, observando que quanto ao fim dos conflitos agrários é preciso primeiro resolver a questão dos acampamentos, que em Rondônia são 27, alguns com 16 anos de litígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário