sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Encerrado Seminário de Direito Militar e Garantias Constitucionais

Após uma série de palestras nos dias 9 e 10 de agosto, abordando temas jurídicos diversos, terminou ontem à tarde,  no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o Seminário Direito Militar e as garantias constitucionais, que teve como objetivos proporcionar aos oficiais uma visão futurista sobre os recentes e recorrentes eventos proporcionados e com a participação de policiais militares,  capacitar os oficiais a identificar o crime militar e à distinguir as figuras típicas dos crimes proporcionados por integrantes das Corporações.
“Foram temas da mais alta importância e sairemos daqui com a certeza de estarmos melhor preparados para enfrentarmos o nosso cotidiano, na busca de uma assertiva em nossas decisões na área de correição” observou o coronel PM José Carlos, corregedor geral da Polícia Miliar de Rondônia e coordenador geral do evento, sem antes agradecer as presenças de oficiais da capital e interior.
Na avaliação do coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, o Seminário superou as expectativas, a importância deste Seminário e os temas abordados foram de grande valia para todos, pois havia a necessidade de realizá-lo  o quanto antes. Ele lembrou que ao assumir o Comando da Corporação já tinha determinado a realização de um Seminário com este tema, para evidenciar fatos que ocorreram em nível nacional e “não podemos estar distantes deles”.
Julgo extremamente produtivo a tudo que nos foi trazido durante estes dois dias,  e é importante que tenhamos este chamamento para analisarmos se estamos atuando corretamente, tanto preventiva como corretivamente, declarou o coronel Cesar.  Para ele dentro destes encontros, aproveita-se a realizar o planejamento necessário para diminuir os problemas que enfrentamos inclusive estruturais. De acordo com ele o próximo Seminário poderá ser em uma Unidade do interior do Estado.
Para o Secretário de Segurança Defesa e Cidadania, Marcelo Nascimento Bessa, a proposta do Seminário foi de em outro viéis capacitar aos oficiais para tratar melhor a questão e métodos de investigação que não são comumente utilizados pelos policiais militares. E um dos temas foi justamente neste sentido. Os palestrantes apresentaram modelos práticos com fundamentação legal e mostraram os tratos que o oficial deverá dar com relação aos inquéritos policiais. Marcelo Bessa lembrou que o governador Confucio Moura tem dado todo apoio para o ensino aos agentes do Estado inclusive com um planejamento estratégico, dentro da confiança e dignidade.

Um comentário: