terça-feira, 9 de agosto de 2011

SESDEC INICIA AÇÕES PARA COIBIR FLANELINHAS


Sesdec
GGI reunido para discutir situação de flanelinhas na Capital

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), se reuniu na manhã da segunda-feira (08), na sala de reuniões da secretaria, para discutir sobre a situação de centenas de moradores de rua, que atuam como flanelinhas, que cobram pelo estacionamento dos carros na área central.
Objetivo da reunião foi discutir junto aos poderes públicos do Estado e órgãos competentes, a busca de soluções para o problema. A causa principal da discussão foi ação dos flanelinhas em pedir dinheiro dos motoristas para vigiar os carros, o que vem causando grande reclamação por parte dos motoristas.
Alguns deles alegam que estão sendo obrigados a dar dinheiro para não ter o seu veículo riscado ou até mesmo furtado. Para buscar soluções o secretário Marcelo Bessa confirmou que será realizado nos próximos dias um levantamento pelo setor de inteligência, para saber quantos são, o local e horário da atuação, para que com esses dados possam ser desenvolvidas estratégias para combater essa prática comum em Porto Velho.
O secretário destacou que após a coleta de dados, será realizada uma pesquisa criminal de cada morador de rua ou flanelinhas para saber como está a sua situação com a justiça. Logo em seguida a Secretaria de Ação Social do Estado (Seas), entrará com o apoio social.
Bessa disse que o objetivo é buscar soluções para retirar de vez das ruas: homens, mulheres e crianças, oportunizando-lhes uma nova alternativa de vida “Precisamos identificar qual é real situação que levam essas pessoas a ficarem pedindo dinheiro nas ruas, já que estamos em um Estado com tantas oportunidades de emprego”, disse Bessa.
O Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Cláudio Walff, tachou a forma de atuação dos flanelinhas como crime de extorsão, e disse ser preciso mais intensificação da polícia no combate.
Durante o encontro muitas sugestões surgiram, o que coube ao secretário a convocação de uma nova reunião prevista para acontecer no dia (24/08), com a participação de mais entidades e órgão públicos para em fim traçassem metas e objetivos a serem alcançados.
Participaram do encontro: Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Claudio Walff; Juiz da vara de tóxico do Tribunal de Justiça, Glodner Luiz; Chefe do Núcleo de Direitos Humanos (Seas), Tarciana Fonseca; Chefe do Núcleo de população em situação de rua, Erlane Cordeiro; Adjunto do CRP1, Major PM, Roberto Machado; Diretor do Depol da Policia Civil, Jeremias Mendes; Diretor Executivo da Polícia Civil, Pedro Mancebo; Tem. Cel. BM, Gilvander Gregório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário