segunda-feira, 15 de agosto de 2011

GIRO POLICIAL - CAPITAL E EVENTOS


Encerrado Seminário de Direito Militar e Garantias Constitucionais

Após uma série de palestras nos dias 9 e 10 de agosto, abordando temas jurídicos diversos, terminou na tarde do último dia 11, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o Seminário Direito Militar e as garantias constitucionais. O objetivo foi proporcionar aos oficiais uma visão futurista sobre os recentes e recorrentes eventos proporcionados e com a participação de policiais militares, capacitar os oficiais a identificar o crime militar e à distinguir as figuras típicas dos crimes proporcionados por integrantes das Corporações.
“Foram temas da mais alta importância e sairemos daqui com a certeza de estar melhor preparado para enfrentarmos o nosso cotidiano, na busca de uma assertiva em nossas decisões na área de correição” observou o coronel PM José Carlos, corregedor geral da Polícia Militar de Rondônia e coordenador geral do evento, sem antes agradecer as presenças de oficiais da capital e interior.
Na avaliação do coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, o Seminário superou as expectativas, a importância deste Seminário e os temas abordados foram de grande valia para todos, pois havia a necessidade de realizá-lo o quanto antes. Ele lembrou que ao assumir o Comando da Corporação já tinha determinado a realização de um Seminário com este tema, para evidenciar fatos que ocorreram em nível nacional e “não podemos estar distantes deles”.
Julgo extremamente produtivo a tudo que nos foi trazido durante estes dois dias, e é importante que tenhamos este chamamento para analisarmos se estamos atuando corretamente, tanto preventiva como corretivamente, declarou o coronel Cesar.  Para ele dentro destes encontros, aproveita-se a realizar o planejamento necessário para diminuir os problemas que enfrentamos inclusive estruturais. De acordo com ele o próximo

SESDEC
Seminário poderá ser em uma Unidade do interior do Estado.
Para o Secretário de Segurança Defesa e Cidadania, Marcelo Nascimento Bessa, a proposta do Seminário foi de em outro viés capacitar aos oficiais para tratar melhor a questão e métodos de investigação que não são comumente utilizados pelos policiais militares. E um dos temas foi justamente neste sentido. Os palestrantes apresentaram modelos práticos com fundamentação legal e mostraram os tratos que o oficial deverá dar com relação aos inquéritos policiais. Marcelo Bessa lembrou que o governador Confucio Moura tem dado todo apoio para o ensino aos agentes do Estado inclusive com um planejamento estratégico, dentro da confiança e dignidade.




**

Curso de Condutor de Veículos de Emergência.

Com o objetivo de valorizar o trabalho do profissional de segurança pública, está sendo realizado o Curso de condutores de veículos de Emergência, na Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, em Porto Velho.  Esta é a 4ª Turma que tem uma carga horária total de 80 horas aula.
O curso visa qualificar os policiais militares, civis e bombeiros militares condutores de viatura, reconhecendo seu papel fundamental, valorizando o profissional de segurança pública na busca do contínuo aperfeiçoamento, no intuito de diminuir os índices de acidentes envolvendo viaturas, aumentar o tempo de vida útil das viaturas e otimizar o atendimento das ocorrências com segurança para a sociedade rondoniense e para os integrantes das guarnições da PM.
A instrução está sendo coordenada e ministrada por policiais militares na Companhia Independente de Trânsito e nas três primeiras turmas concluíram o curso com êxito um total de 119 profissionais condutores de veículos de emergência sendo 94 Policiais Militares, 12 Bombeiros Militares e 13 Policiais Civis, e atualmente a turma está com 45 profissionais, sendo 36 Policiais Militares,  três Bombeiros Militares e seis policiais civis.
De 22 a 31 de agosto será ministrado o Curso a nova turma. Os policiais interessados devem procurar a sessão operacional de suas Unidades para inscrição na 5ª turma.

**

Renavan / Detran

Esta semana foi divulgado em um site da capital, fatos referentes às operações policiais. “Para os condutores de veículos da capital a indignação é referente às operações da polícia de trânsito, pois muito automóvel zero quilômetro está transitando sem placa e os agentes de trânsito estão querendo aplicar multas, trazendo assim, transtornos ao proprietário de veículos”, de acordo com o major PM Lisboa, Comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, “Não são verídicas as afirmações de que durante as operações da polícia de Trânsito, os policiais estão querendo multar, pois, o Comando da Companhia de Trânsito esta atento as dificuldades que ora passa o Detran e que expediu circular a todos os policiais pertencentes a Companhia de Trânsito que durante esse período os condutores não sejam  autuados, neste caso específico”.

**

DENARC prende três por tráfico

O Departamento de Narcóticos (DENARC) recebeu informações de uso e comércio de drogas nas imediações de um posto de combustível localizado na BR-364.
Em razão disso investigações foram iniciadas e alguns deles se passaram por clientes de um bar quando perceberam a possível ação de traficantes e viciados.
Uma das pessoas observadas pela policia, uma mulher fez uma ligação e logo após saiu em um moto-táxi. Ela se dirigiu até a Rua Nova Aliança, no Bairro Aeroclube e retornou ao bar, entrando em um banheiro com uma amiga.
As duas foram abordadas. F.O.L. e C.B.L. foram presas com mais de cem gramas de cocaína. Em seguida os policiais voltaram na residência e prendeu D.S.S., o homem que teria vendido a droga.
Os três foram autuados em flagrante e recolhidos ao presídio para aguardar a manifestação judicial.

**

DERFVRA (Roubos e Furtos de Veículos)
Policiais civis prendem suposto assaltante de motocicletas no bairro Cidade Nova

Na manhã do dia 10, policiais civis da delegacia de Roubos e Furtos deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva, em desfavor de D.U.C., vulgo "Fila Bóia", de 21 anos, no bairro Cidade Nova.
A prisão do assaltante deu-se por ter sido supostamente autor de um roubo ocorrido dia 5, contra diversas pessoas que participavam de uma reunião religiosa.
Na dia do fato ele roubou uma motocicleta e estava em companhia de outro indivíduo, este em breve será identificado pelos policiais que continuam com as investigações.
D.U.C. já foi reconhecido por 15 testemunhas. Ele possui passagens anteriores inclusive condenações. Diante desta prisão efetuada pela Roubos e Furtos de Veículos mais um crime está sendo desvendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário