quarta-feira, 10 de agosto de 2011

GIRO POLICIAL II - CAPITAL E INTERIOR!


GUAJARÁ MIRIM
GOE flagra menor com um quilo de cocaína

O flagra em um menor de idade de 17 anos, residente em Porto Velho, resultou na apreensão de mais de um quilo de droga e ainda a confissão dele que reside em Porto Velho. A ocorrência foi ontem, em Guajará-Mirim.
Segundo a Polícia uma denúncia anônima foi feita informando que um boliviano entregaria certa quantidade de substância entorpecente a um brasileiro nas proximidades do Porto Oficial de Guajará-Mirim. Policiais militares do Núcleo de Inteligência e do Grupo de Operações Especiais (GOE) passaram a monitorar a movimentação no centro da cidade e redondeza. Por volta de 5h20 de sexta-feira, policiais observaram que Genaro Gomez Mendonza, de 35 anos, havia acabado de chegar de Guayaramerin – Bolívia e entregava uma sacola de plástico de cor preta onde estavam acondicionados um invólucro grande e um pequeno de droga que estava sendo entregue ao menor de 17 anos.
 O adolescente confessou aos policiais que na quinta-feira, havia encaminhado para o lado boliviano via porto clandestino uma motocicleta modelo Broz, cor preta com laranjada, recordando apenas a numeração da placa 0042, que foi roubada por ele em um semáforo no bairro Socialista, zona leste de Porto Velho há três dias antes de sua apreensão. A droga é pagamento proveniente do veículo e havia combinado a entrega naquele dia e horário com o boliviano Genaro.
Genaro recebeu voz de prisão, o menor de apreensão e junto com a droga foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde a delegada Márcia Maria Krause realizou o flagrante por tráfico de drogas.

**

EVENTO
PM realiza Seminário sobre Direito Processual e Penal Militar, Direito Administrativo e Disciplinar

A Polícia Militar do Estado de Rondônia, através da Corregedoria Geral, realiza desde ontem com término previsto para hoje, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, em Porto Velho, seminário sobre Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Direito Administrativo Disciplinar Militar para os oficiais lotados nas Organizações Policiais Militares da capital, representações dos oficiais lotados nas unidades interioranas e convidados, como também a alunos-oficiais.
Os objetivos, de acordo com o coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da Polícia Militar é de instruir a oficialidade sobre temas atuais pertinentes ao Direito Penal Militar substantivo e adjetivo, bem como sobre Direito Administrativo Disciplinar Militar. Toda organização está a cargo da Corregedoria Geral da Polícia Militar.
Nos últimos anos tem-se observado um considerável aumento da quantidade de denúncias referentes à prática de transgressões disciplinares e ilícitos penais envolvendo Policiais Militares. Essa situação é extremamente grave e preocupante, considerando que esses servidores públicos têm o dever de cumprir e fazer cumprir o ordenamento jurídico do país, explicou o corregedor geral da Polícia Militar, coronel PM José Carlos.
De acordo com ele, cabe à Polícia Militar servir e proteger a nossa população, respeitando os direitos humanos e as garantias individuais das pessoas.   É dentro deste contexto que se torna cada vez mais importante termos uma tropa bem preparada e disciplinada, ciente de seus direitos e deveres perante a Instituição e à sociedade rondoniense.
Somente a segurança oferecida pelo domínio da legislação é capaz de garantir a adoção de corretas providências pelas autoridades de polícia judiciária militar e autoridades disciplinares, como a efetivação de prisões em flagrante delito, abertura de PADS ou instauração de processo demissório.
Ele enfatiza que os encarregados pela instrução dos feitos precisam reunir condições de enfrentar os problemas que dificultam o andamento das investigações. A perspicácia dos encarregados, aliada ao conhecimento das técnicas próprias para solução dos entraves, resulta em apuratórios aptos a subsidiar a correta decisão das autoridades.
O coronel PM José Carlos observou que dentro deste contexto, e diante das inúmeras denúncias de desvios de conduta praticados por policiais militares assim como do aumento dos atos de indisciplina contrários ao código de ética e ao Estatuto da Polícia Militar, é de vital importância o fortalecimento da nossa instituição através da qualificação de seus Oficiais os quais são os grandes responsáveis pelos destinos da Corporação.

**

POLÍCIA CIVIL
Encontrado arsenal de armas em área de conflito agrário

A Polícia Civil em Vilhena cumpriu dois mandados de busca e apreensão, um deles na residência situada na avenida 1501, nº1764 do Bairro Cristo Rei (casa de Elson Martins de Souza, naquela cidade e outra na sede da Fazenda Bodanese, situada na região de um conflito agrário, situada em Chupinguaia (RO).

Na residência de Elson Martins de Souza foi encontrado um revólver calibre 38, municiado.
Já na fazenda de Hilário Bodanese, foram encontradas três espingardas calibres 20 e 22, bem como muitas munições, inclusive munições de armamento calibre 12, de uso exclusivo.
Martins é apontado como "pistoleiro" da fazenda Bodanese e é principal suspeito de ter praticado tentativa de homicídio contra dois trabalhadores rurais do assentamento “barro branco”, no final do mês de maio desse ano.
Nesse local há um longo conflito agrário e a intenção da Polícia Civil, ao praticar tais operações é de desarmar os integrantes do conflito e desvendar crimes que por ventura forem praticados, em flagrante desafio à Segurança Pública Estadual.
Elson e Osvaldo Chagas, que estavam respectivamente na residência e na sede da fazenda onde as armas e munições foram encontradas, foram presos por posse irregular e porte ilegal de armas de fogo e munições. O fazendeiro Hilário Bodanese não estava no local das buscas no momento da apreensão das armas, mas pelos elementos colhidos, será indiciado pelos crimes em tela, por ser apontado como principal responsável pelas armas e munições.

**
PENTATLETA
Policial do 5º BPM que se manter em primeiro lugar em nível nacional

Com o objetivo de se manter em primeiro lugar em nível nacional, o pentatleta e cabo da Polícia Militar de Rondônia, lotado no 5º Batalhão em Porto Velho, Arivaldo Soares da Costa, de 45 anos, vem treinando exaustivamente para participar do Troféu de Atletismo Máster, na cidade de Manaus, Amazonas, no mês de outubro. Ele irá disputar a prova de pentatlo, que é o atual campeão brasileiro e sul-americano na faixa etária de 45 a 49 anos. Ele terá ainda uma participação individual na prova do lançamento de dardo. Nesta modalidade é o terceiro colocado no Brasil.
Pentatlo é a disputa de cinco provas; corrida de 1.500 e 200 metros rasos, salto em distância, lançamentos de disco e dardo. Para cada prova existe uma pontuação e quem fizer mais pontos é o campeão do pentatlo, disse o cabo da Costa.
Segundo ele, a organização é da Federação de Atletismo do amazonas pela presidente Ruth, conhecida como “a mulher Maravilha”, tendo o apoio da ABRAM Associação Brasileira de Atletismo Master.

Outros campeonatos           
Novembro – Campeonato Estadual de Atletismo de Rondônia, tendo como organizador a Federação de Atletismo de Rondônia e será disputado no estádio Aluizio Ferreira.
Está prevista para fevereiro de 2012 a participação do atleta no campeonato sul-americano de atletismo máster, na cidade de Lima, Peru.
O atleta, disse que para o desenvolvimento de suas habilidades ele conta com apoio do governo do Estado, Comandante Geral da Polícia Militar, Comandante do 5º Batalhão, do tenente Carlos Gomes, a Toca do Coelho, Miguinelson, Serralheria Ta Leve, Jante Disk Mesa, Farmácia Forma Vida, Lopes Recom Peças, Fisioterapeuta Suzani e Academia Maximus. O cabo PM dispõe o telefone 92841785, e-mail arivaldoderondonia@hotmail.com para contato.

**

JI-PARANÁ
Acusados de estelionato são conduzidos a delegacia em Ji-Paraná.

A equipe do Serviço de Investigação, Vigilância e Captura – SEVIC, da 1ª DP em Ji-Paraná prendeu na tarde de ontem Ivanildo Levino de Oliveira e Marciano Alves, acusados de serem estelionatários que agiam na “praça” de Ji-Paraná e região.
Ivanildo tinha em sua posse um documento de identidade em nome de Roberto Pereira Menezes. O estelionatário colou sua fotografia no documento e então passou a aplicar vários golpes na cidade, chegando a abrir uma empresa no nome da vítima. A dupla usava documentos falsos para realizar compras em lojas da cidade e até mesmo abrir contas em bancos para adquirir empréstimos pessoais.
Ao tentar aplicar mais um de seus golpes em uma empresa de celulares despertaram a suspeita da vendedora que ligou para a Polícia. Chegando ao local, os policiais civis tomaram ciência do que estava ocorrendo o conduziram os dois até a delegacia.
Em posse de mandado de busca e apreensão expedido por juiz desta comarca, os policiais foram até a residência de Ivanildo e lá encontraram documentos pessoais de várias vítimas, cartões bancários, folhas de cheques de procedência duvidosa. Também encontraram no local, garrafas vazias de Uísque importado, selos de segurança e garrafas de Uísque nacional.
A dupla confessou que falsificava as garrafas de Uísque, as enchiam com bebida nacional e as vendiam.  Os dois foram presos em flagrante e irão responder por falsidade ideológica, falsificação de bebidas, falsificação de etiquetas e estelionato. A informação é de Ana Paula Peixer.

**
DROGAS
Traficante​s trocam tiros com a PM que apreendeu mais de 25 quilos de droga

A rota utilizada por traficantes de droga e arma tem sido alvo a área rural do município de Nova Mamoré, na madrugada de sábado (06) policiais militares avistaram uma motocicleta com placa de Ariquemes – RO, transitando pela estrada e quando tentaram abordar os ocupantes foram recebidos a bala, mas conseguiram fugir e largaram os quilos de droga.
Uma guarnição do 3º GP da Polícia Militar de Nova Dimensão retornava da ocorrência de homicídio no Distrito de Nova Dimensão, na Linha 29 B, no caminho, na BR 421, km 62, Projeto Sidney Girão, área rural de Nova Mamoré, encontraram a moto modelo Titan 150 ESD, de cor azul, que era ocupada por dois homens, entre eles havia um saco de cor branca e o passageiro levava uma mochila nas costas, ao notarem a presença policial aumentaram a velocidade e realizaram disparos de arma de fogo contra a viatura. O passageiro da moto saltou, logo embrenhou na mata, dois policiais desceram do veículo e foram recebidos à bala, vindo a revidar a ação. O motorista da viatura continuou a perseguição ao condutor da moto que também disparou contra a viatura, quilômetros depois largou a moto com a chave de ignição e fugiu pelo matagal.
Quando buscavam pelo garupa foram encontrados o saco e a mochila onde estavam acondicionados 25 tabletes invólucros de fita crepe contendo aproximadamente 26 quilos de droga. Mesmo realizando buscas a dupla não foi localizada, a viatura da polícia foi atingida na lateral traseira do lado esquerdo, a motocicleta e a droga foi apreendida e entregue na Delegacia de Polícia Civil de Nova Mamoré, o caso já está sendo investido pelos policiais do SEVIC.

**

São Francisco do Guaporé
PC desvenda crime de homicídio

Por volta das 13h40m do dia 4 de agosto, chegou até a Polícia Civil em São Francisco do Guaporé, a notícia de que fora encontrado um cadáver em um casarão desocupado, próximo a Unidade Mista de Saúde localizado no bairro Cidade Alta, conforme ocorrência nº 847/2011.
Imediatamente, uma equipe foi mobilizada para iniciarem as investigações e os procedimentos de isolamento do local para que fosse acionada a perícia. Uma equipe da Polícia Militar prestou apoio aos policiais ajudando no isolamento do local e nas buscas iniciais.
A vítima, um morador de rua, até o momento conhecido apenas pela alcunha de “Batista”, homem negro, de aproximadamente 1,70 e aparentando ter entre 35 e 40 anos, jazia morto dentro de um buraco de churrasqueira e apresentava requintes de crueldade com 14 perfurações de faca pelo tórax, pescoço e abdômen, alem de queimaduras no tórax e na cabeça. Os executores também lhe haviam arrancado o dedo indicador da mão direita.
Imediatamente os policiais saíram às ruas em busca de suspeitos, uma vez que a vítima era dada ao vício de alcoolismo e vivia sempre acompanhada de outras pessoas também moradoras de rua e dadas ao mesmo vício. Por voltas das 16h00m, doze pessoas já haviam sido conduzidas a DP local para averiguações e dentre estes, dois foram identificados como participantes do homicídio, diante do que, foi representada pela autoridade policial a prisão preventiva dos dois e deferida pelo judiciário, sendo recolhidos ao presídio local depois de terem confessado o crime e apontado mais duas pessoas as quais também participaram do assassinato.
Na manhã do dia 5, por volta das 9horas um terceiro acusado, também com mandado de prisão preventiva decretado, foi detido e encaminhado a DP local e após os cuidados de praxe, foi recolhido ao presídio onde ficará à disposição da justiça.
Um quarto investigado encontra-se ainda foragido, no entanto, continuam as buscas dos policiais com o intuito de localizar e capturar o infrator, uma vez que este também já teve sua prisão preventiva decretada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário